Capa do livro: CONCEPÇÕES E TRAJETÓRIAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO

CONCEPÇÕES E TRAJETÓRIAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores: Doracina Aparecida de Castro Araujo - Elson Luiz de Araujo (orgs.)

Este livro que discute Pesquisa em Educação é resultado de propostas coletivas de trabalhos realizados por docentes doutores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por orientandos ou orientadores desses docentes e por docentes convidados de outras Instituições. Todos os capítulos resultam de pesquisas realizadas na área de Educação, com temas variados: Educação Ambiental e Formação de Professores; Educação Inclusiva; Educação Infantil; Educação, Linguagem e Literatura; Educação e Tecnologia; Políticas Públicas; e Tipos de Pesquisas.

Os autores retratam, nas pesquisas, suas concepções, uma vez que demonstram a relevância de se entrelaçar reflexões teóricas, debate metodológico e função social da pesquisa. São autores que contracenam diariamente com agentes de um processo educacional em contínua evolução e transformação, em diferentes localidades, cursos e níveis de ensino. Desta forma, é possível afirmar que buscam pesquisar temas que contribuam, de imediato, para elucidar fatos, objetos e sujeitos, além de ampliar conhecimentos.

Alguns autores destacam a trajetória das pesquisas realizadas, de forma que socializam vários tipos de pesquisas, facilitando ao pesquisador iniciante trilhar esse surpreendente e interessante mundo da investigação. O pesquisador de longa trajetória na área será um parceiro, visto que os autores procuram incentivar o diálogo e as críticas de interlocutores, motivando-os a continuar, sempre com um olhar criterioso para suas produções. A produção deste livro significou, para os autores, a possibilidade de sistematizar e socializar parte dos trabalhos que eles vêm realizando coletivamente.

Assim, a pesquisa em educação tratada neste livro possibilita aos docentes e discentes ampliarem seus conhecimentos e despertarem o interesse pelo não conhecido, pelo desafio, visto que contempla estudos sobre a diversidade de pesquisas no meio acadêmico e científico, desenvolvidas em diferentes contextos, com diferentes concepções, trajetórias e perspectivas. Haja vista a publicação do livro foi por acreditar na sua contribuição para ampliar e compartilhar com pesquisadores e estudiosos do tema, conhecimentos no campo da pesquisa em educação.

Impresso
de R$ 72,42 por
R$ 64,36
Digital
de R$ 72,42 por
R$ 50,69

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-93-5
DOI: 10.24824/978856248093.5
Ano de edição: 2010
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 186
Formato do Livro: 15x21 cm
Número da edição:1

CONCEPÇÕES E TRAJETÓRIAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Alaíde Pereira Japecanga Aredes

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2002). Docente adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Nova Andradina). Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional.

 

Anete Abramowicz

Pós-Doutora em Sociologia da Infância pela Université Paris-Descartes. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Líder do Grupo de Estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

 

Crizieli Silveira Ostrovski

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2009). Pedagoga da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na Gerência de Pesquisa e Pós-Graduação. Tutora a Distância no Curso de Especialização em Educação Métodos e Técnica de Ensino. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Gestão Escolar em Instituições Públicas.   

 

Danglei de Castro Pereira

Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2006). Docente adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Campo Grande). Líder do Grupo de Pesquisa Literatura, História e Sociedade.

 

Débora de Barros Silveira

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Docente Adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Dourados). Líder do Grupo de Estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença.

 

Doracina Aparecida de Castro Araujo

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Docente Adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Paranaíba). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional.

 

Eliane Greice Davanço Nogueira

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Docente Adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Campo Grande). Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Educação, Cultura e Diversidade.

 

Elisângela Alves da Silva Scaff

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Docente Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados. Líder do Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional.

 

Elson Luiz de Araujo

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Docente Adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Paranaíba). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional.

 

Fábio Luiz Leonel Queiroz

Pós-Graduado Lato Sensu em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2008). Mestrando do Programa de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Docente efetivo da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Estudante do Grupo de Pesquisa em Geografia do Pantanal.

 

Maria Conceição Alves de Lima

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho (2003). Docente Adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Nova Andradina). Pesquisadora de três Grupos de Pesquisas: GETED (Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância), LINGUÍSTICA E ENSINO e Variação Linguística e Confronto.

 

Raquel Rosan Christino Gitahy

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2002). Docente Adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Paranaíba) e da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional e do Grupo de Pesquisa em Formação de professores e as Práticas Pedagógicas em Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

 

Silvane Aparecida de Freitas

Pós-Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2002). Docente Adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Paranaíba). Líder do Grupo de Pesquisa Linguística e Ensino.

 

Washington Cesar Shoiti Nozu

Pós-Graduado Lato Sensu em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2010). Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Paranaíba) e das Faculdades Integradas de Paranaíba (FIPAR). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional.