Capa do livro: PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA FUNDAMENTAL:<br>sentidos atribuídos pelas professoras

PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA FUNDAMENTAL:
sentidos atribuídos pelas professoras

Autores: Nilma Margarida de Castro Crusoé

A área de educação conta agora com mais uma escritora, que estreia com uma obra de qualidade sobre a prática interdisciplinar das professoras do ensino fundamental, analisada a partir dos sentidos que essas professoras lhe atribuem. Essa obra, intitulada Prática Pedagógica Interdisciplinar na Escola Fundamental: sentidos atribuídos pelas professoras, resulta de uma pesquisa cuidadosa realizada em uma escola pública de ensino fundamental de Vitória da Conquista/BA, contribuindo para que o leitor, seja o educador, profissional, pesquisador, compreenda as relações complexas e dinâmicas que permeiam a construção de uma prática interdisciplinar no processo de produção do conhecimento curricular na escola fundamental.

Penso que elaborar um prefácio assemelha-se à preparação para participar, como madrinha, de uma cerimônia de casamento: não é elegante ficar mais bonita que a noiva, mas é preciso estar à altura da beleza do momento. Assim, minha tarefa é apresentar a obra de forma sintética e clara, buscando explicitar ao leitor a relevância de sua leitura e, ao mesmo tempo, dosar o revelado para evidenciar apenas os elementos essenciais de sua constituição e a riqueza do conteúdo que a compreende. Desse modo, sinto-me particularmente orgulhosa por ter sido escolhida para elaborar o prefácio dessa obra, não só por ter acompanhado de muito perto o processo de sua elaboração, mas por considerar a sua autora, Nilma Margarida de Castro Crusoé, uma educadora e investigadora comprometida e determinada a contribuir para o avanço da ciência, com qualidade, na educação. Nesse sentido, comovem-me os seus esforços, em parte concretizados nesse livro, para oferecer ao leitor uma obra consistente e atual, em que estão sistematizadas análises substanciais para entender a interdicisplinaridade, a escola e os saberes docentes, permeadas por uma forma própria e inovadora de fazer pesquisa e de produzir conhecimento científico. 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0129-3
DOI: 10.24824/978854440129.3
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 144
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA FUNDAMENTAL:<br>sentidos atribuídos pelas professoras

Nilma Margarida de Castro Crusoé

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernam­buco (UFPE); Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com Estágio Doutoral na Universi­dade de Coumbra, Portugal. É pesquisadora e professora da Uni­versidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Desenvolve pes­quisa, ensino e extensão na área de Prática Pedagógica em espaços educacionais. É autora do livro “Interdisciplinaridade: representa­ções sociais de professores de matemática”. Professora de Prática de Ensino, no Curso de Pedagogia; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Prática Pedagógica em Espaços Educacionais (GE­PPE) e do grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacionais (Gepráxis); membro do Comitê Editorial da Revista Práxis Educacional; professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB.