Capa do livro: POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:<BR> discursos pedagógicos e práticas curriculares

POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:
discursos pedagógicos e práticas curriculares

Autores: Edilene Rocha Guimarães

A pesquisa apresentada na obra orientou-se pela questão de estudo: quais as repercussões das ações da política sobre as práticas curriculares no cotidiano escolar. Mais especificamente, o trabalho desenrolou-se e concretizou-se a partir dos seguintes propósitos: analisar as inter-relações entre o discurso pedagógico oficial e o discurso pedagógico local e suas expressões nas práticas curriculares; analisar o processo de definição da política curricular, elaboração, implantação e implementação de estratégias e suas inter-relações com as práticas curriculares; identificar os efeitos provocados pela política nas práticas curriculares desenvolvidas no território do cotidiano escolar e as recontextualizações produzidas no seu interior.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0158-3
DOI: 10.24824/978854440158.3
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 480
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:<BR> discursos pedagógicos e práticas curriculares

Edilene Rocha Guimarães

Possui graduação em Licenciatura Plena para a Graduação de Professores pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1983), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Realizou o Estágio Pós-Doutoral no Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMINHO), Braga, Portugal, como bolsista da CAPES (2011). Pró-Reitora de Ensino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Parecerista ad hoc dos periódicos: - Revista Brasileira de Educação (1413-2478), - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (1678-166X), - Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (0034-7183), - Cadernos de educação (0104-1371), - Revista de Ciência, Tecnologia e Humanidades do IFPE (1984-7300). Professora Pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Líder do Grupo de Pesquisa Formação Integral e Cidadania (IFPE/CNPq). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, currículo, ensino médio, educação profissional, formação integral, formação de professores, educação ambiental, educação de jovens e adultos.