Capa do livro: PEDAGOGIA DA TERRA:<BR>saberes, práticas e lições

PEDAGOGIA DA TERRA:
saberes, práticas e lições

Autores: Hubeônia Morais de Alencar - Jean Mac Cole Tavares Santos - Maria Antônia Teixeira da Costa

Este livro, fruto de esforços coletivos pela construção de um projeto educacional acordado com os saberes e valores do homem do campo, traz como foco o compromisso de dialogar com as matrizes culturais desses sujeitos, considerados aqui como agentes de transformação de seu meio, de si mesmos e de toda sociedade. No trato dialógico, possível somente com reconhecimento e respeito às diversidades da produção das culturas, brota uma pedagogia do encontro na qual ensinar e aprender estão intrinsecamente imbricados, fazendo da discência e da docência uma ciranda de possibilidades, de intersecção de saberes, práticas e lições. São essas interseções que justificam a abordagem freiriana, visando o empoderamento de sujeitos para além dos interesses e das concepções instrumentais da educação. Educação, sim, como direito, como parte primordial da formação omnilateral do Homem. Desse modo, a educação no campo é defendida também como a educação para o campo, transcendendo as ideias simplistas de que basta ensinar a ‘ler e a escrever’, de que basta alfabetizar, de que basta profissionalizar. A educação no campo, para o campo, é vista como ferramenta para o crescimento individual e coletivo que, sem abrir mão do direito ao global, mira o desenvolvimento em contexto local. Pedagogia da Terra, dessa forma, por sua soma de vontades, sonhos e ações educativas, construídas sempre de maneira coletiva, é uma obra necessária para percebemos como as coisas extraordinárias acontecem: das pequenas ações, dos pequenos gestos, cotidianamente, muitas vezes de forma anônima, mas sempre inundadas de amorosidade e paixão.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0074-6
DOI: 10.24824/978854440074.6
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 222
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

PEDAGOGIA DA TERRA:<BR>saberes, práticas e lições

Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro

Possui graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (1974), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2008). É professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, membro dos Grupos de Pesquisa Alfabetização e Letramento e Psicologia e Educação Inclusiva. Está vinculada ao Programa Interinstitucional de Doutorado em Ciências da Saúde (DINTER), parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, como co-orientadora. Tem experiência nas áreas de História, Sociologia e Antropologia, trabalhando com as seguintes categorias de análise: saberes da experiência, messianismo, memória, identidade, pertença e ethos. Reúne experiência em estudos, pesquisas e extensão com populações camponesas, migrantes e diaspóricas, em projetos de pesquisa em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Educação do Campo, Educação em Espaços Não Escolares. Trabalha com a metodologia da História Oral, da História de Vida, da (Auto)Biografia e das Narrativas.

 

Ana Maria da Cruz

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2011), através do Programa Pedagogia da Terra em convênio da UERN com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte (FETARN), o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e o Movimento dos Sem Terra (MST). É trabalhadora assentada da Reforma Agrária do Oeste Potiguar.

 

Brígida Lima Batista Félix

É Pedagoga com habilitação em EDAPE pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1985) e possui Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento (1998), pelo convênio PRODEMA/UERN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão do sistema de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: coordenação pedagógica, trabalho escolar e sociedade, valores em educação, escola e educação familiar e educação ambiental.  Atualmente, é professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, onde coordena o curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/CAPES/UERN).

 

Dalvanir Barbosa Falcão

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2011), oferecida pelo Programa Pedagogia da Terra em convênio da UERN com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte (FETARN), o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e o Movimento dos Sem Terra (MST). É trabalhadora assentada da Reforma Agrária do Oeste Potiguar.

 

Edna Lima Batista de Melo

É licenciada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1987). Tem Especialização em Língua Portuguesa (UERN/1993) e é professora da rede pública de ensino do RN desde 1985, com atuação nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Possui experiência docente nas áreas de Língua Portuguesa, Artes, Ciências Naturais e Educação de Jovens e Adultos - EJA, estando atualmente atuando como docente na área de Língua Portuguesa, no ensino regular e na EJA. Atuou como coordenadora financeira da Escola Estadual José de Freitas Nobre, em Mossoró-RN, no período de 2007 a 2010.

 

Hostina Maria Ferreira do Nascimento

Possui graduação em Pedagogia (1989), mestrado (2008) e doutorado (2011) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, história de vida, diálogo, educação do campo e complexidade.

 

Hubeônia Morais de Alencar

É doutoranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2010). Especialista em Linguística Aplicada pela UFRN (1999) e Licenciada em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa – também pela UFRN (1996). Atualmente, é professora Assistente III da UERN. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, atuando principalmente sobre os seguintes temas: ensino de língua portuguesa, formação docente, leitura e produção de textos, formação do leitor e linguagem e discurso.

 

Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2002), Especialização em Direito Ambiental pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP/PB (2007), tendo realizado trabalho de pesquisa sobre Planejamento e Gestão Ambiental, e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2005) através do Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA, com pesquisa realizada na área de Avaliação em Estudo de Impacto Ambiental – EIA e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente - RIMA. Atualmente, é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN, na área de concentração Urbanização, Projetos e Políticas Físico-territoriais. É professora do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Semi-árido - UFERSA e Pró-Reitora Adjunta de Extensão e Cultura dessa mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em metodologia do trabalho e da pesquisa científica, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento urbano, questões socioambientais e área do planejamento e da administração. Foi bolsista DS/CAPES durante o Mestrado e em parte do curso de doutorado, até o ingresso no serviço Público Federal.

 

Marco Antônio Gondim de Freitas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2011), oferecida pelo Programa Pedagogia da Terra em convênio da UERN com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte (FETARN), o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e o Movimento dos Sem Terra (MST). É trabalhador assentado da Reforma Agrária do Oeste potiguar.

 

Maria Antônia Teixeira da Costa

É Pedagoga com habilitação em Orientação Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN (1986). Possui Mestrado (1994) e Doutorado (2003) em Educação pela mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação brasileira, formação de professores, docência, imagens de docência, história de vida e história da profissão docente. Tem publicado trabalhos sobre o ensino primário e a história da profissão docente do Rio Grande do Norte. Atualmente, é professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, onde coordena o Grupo de Pesquisa Formação e Profissionalização do Professor.

 

Maria Veralúcia Pessoa Porto

É professora de filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, estando lotada no Departamento de Filosofia (DFI/FAFIC). É graduada em licenciatura, com título de bacharelado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1998), e Mestre em Filosofia, com área de concentração em Filosofia Prática: Ética e Política também pela UECE (2000). Coordenou o Grupo de Pesquisa O Um e o Múltiplo em Platão do PROEG/UERN (2007/2008). É membro do Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca de Mossoró e da Penitenciária Federal em Mossoró representando a UERN, atualmente, exercendo a função de Vice-Presidente. Atua como docente e pesquisadora nas áreas de História da Filosofia Antiga, Filosofia Política, Ética e Metodologia do Ensino de Filosofia, trabalhando com temas relacionados à democracia, à participação política, à filosofia da educação, à arte, à extensão universitária, entre outros. Coordena o Projeto de Extensão Filosofarte (2007/2011), cuja proposta consiste em utilizar a arte (literatura, poesia, música, dança) como suporte para o ensino da filosofia.

 

Marluce Maria Dantas Pereira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2004). É especialista em Educação, com ênfase no Campo Temático Alfabetização (2006). Desenvolveu pesquisa sobre letramento em pessoas adultas sem escolaridade. Apresentou trabalhos em eventos científicos locais e regionais, nos quais discutiu as temáticas relacionadas à Educação Sexual e ao Letramento de pessoas não escolarizadas. Tem experiência na área de Educação Profissional (2009). Atuou no Projeto Pedagogia da Terra FE/UERN (2011).

 

Samaria Benevides Garcia

É Pedagoga e Especialista em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atuou no Pedagogia da Terra como bolsista. É filha de assentados da Reforma Agrária do Oeste Potiguar.

 

Vera Lúcia de Abreu

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1978), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1992) e especialização em Pesquisa Educacional pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1997). Atualmente, é Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação de Jovens e Adultos.

 

Telmir de Souza Soares

É professor de filosofia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, estando lotado no Departamento de Filosofia (DFI/FAFIC). Graduado em licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1996), obteve o título de Mestre em Filosofia, com área de concentração em Ética também pela UECE (2002). Atualmente, faz doutorado em Filosofia, tendo como área de concentração a Filosofia Prática, na Universidade Federal da Paraíba (2011). O foco da sua pesquisa na pós-graduação incide sobre a teoria social de Jean-Jacques Rousseau. Atua como docente e pesquisador nas áreas de História da Filosofia, Filosofia Política e Ética, trabalhando com temas relacionados à democracia, à participação política, à filosofia da educação, à filosofia da linguagem, à extensão universitária, entre outros. Coordena o Projeto de Extensão Filosofarte.