Capa do livro: AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO <br>Texturas e tessituras do programa mais educação

AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO
Texturas e tessituras do programa mais educação

Autores: Elione Maria Nogueira Diógenes - Elizangela Vale Cunha - Tânia Roberta da Silva

Este livro trata da educação. Não é mais uma publicação dentre tantas que se encontram no mercado atualmente. Em verdade, a edição deste livro representa um sonho. Um sonho vivido por professoras da educação básica e de nível superior no Brasil, que trazem em suas vidas as marcas indeléveis imprimidas pela profissão docente. Assim, o ponto que nos traz aqui nos leva a pensar duas questões: 1) a educação é imprescindível no sentido de possibilitar a busca pela liberdade. Não a liberdade liberal, que se resume na lógica de consumo exacerbado, em um mercado reificado e reificante. Em tal sentido, o primeiro significa que não podemos prescindir da educação seja ela no formato escolar. Quanto à segunda questão: a relação educação e liberdade é intrínseca ao ato mesmo de educar. Por isto, afirma Weffort (2010), com precisão, que a liberdade é domínio do humanismo ocidental que se desenvolve com a nascente burguesia ainda em 1214. Nisto, esclarecemos que o presente livro é fruto de duas pesquisas realizadas sobre uma mesma temática “educação integral”, tendo em vista que a mesma busca interrelacionar tal condição, isto é, liberdade e humanismo. O conceito de “educação integral”, conforme Guará (2009, p. 5): “encontra amparo jurídico significativo na legislação brasileira, assegurando sua aplicabilidade no campo da educação formal e em outras áreas da política social.”. De modo que, só nos resta convidar o leitor e a leitora para imergir neste trabalho que tem como único propósito socializar angústias e aflições, cuidados e medos sem perder a fé jamais.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0046-3
DOI: 10.24824/978854440046.3
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 216
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO <br>Texturas e tessituras do programa mais educação

Elione Maria Nogueira Diógenes

É graduada em História e mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). O Doutorado em Políticas Públicas foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Em 2014, concluiu o Pós-Doctor no PPGPP/UFMA, sob a supervisão da Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva, líder do Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Direcionadas à Pobreza (GAEPP/UFMA). É professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), lotada no Centro de Educação, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e faz parte do quadro docente do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP/UFC). É líder do "Grupo de pesquisa sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPE/UFAL) e é pesquisadora de outros grupos como: "Grupo de Avaliação e Estudos da Pobreza e de Políticas Direcionadas à Pobreza (GAEPP/UFMA); do "Núcleo Multidisciplinar de Avaliação de Políticas Públicas (NUMAPP/UFC) e do "Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação do Ceará (GEPHEC/UFC)" em que estuda os temas: política educacional, gestão educacional e gestão democrática, avaliação de políticas públicas, políticas públicas de educação e educação básica (níveis: fundamental e ensino médio), processos educativos escolares e não escolares, direitos humanos e história da educação.

 

Elizangela Vale Cunha

 É mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Educação Especial, Especialista em Gestão Educacional, Pedagoga. Tem experiência na área de Gestão da Educação e como professora de: Educação Especial, Educação Infantil, Educação básica da Prefeitura Municipal de Fortaleza e Maracanaú, bem como tutora da Educação a Distância.

 

Tania Roberta da Silva

 É mestre em AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS pela Universidade Federal do Ceará (2013), é especialista em ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR, Possui graduação em FILOSOFIA LICENCIATURA PLENA pela Universidade Estadual do Ceará (2000).Atualmente está na Direção da EM Edilson Brasil Soarez da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e é Professora Mestre - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ.