Capa do livro: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E OS DESAFIOS DE SUA INSTITUCIONALIZAÇÃO

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E OS DESAFIOS DE SUA INSTITUCIONALIZAÇÃO

Autores: Paulino José Orso - João Carlos da Silva - André Paulo Castanha - José Claudinei Lombardi - Organizadores

Esta obra, dedicada à Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), é resultado das pesquisas e reflexões realizadas pelo Grupo de Pesquisa HISTEDBR e socializadas na sua XI Jornada, realizada em Cascavel-PR, entre os dias 23 e 25 de outubro de 2013, tendo como temática central de discussão “A Pedagogia Histórico-Crítica, a Educação Brasileira e os desafios de sua institucionalização”. No intuito de ampliar o alcance e a discussão acerca da PHC, também elegemos alguns intelectuais que nos brindaram com importantes contribuições na forma de debates, artigos e entrevista. O evento foi promovido pelo Grupo de PesquisaHistória, Sociedade e Educação no Brasil – GT da Região Oeste do Paraná - HISTEDOPR. Criado em 2002, se organiza e se estrutura a partir de 2003, tendo recentemente completado 10 anos de existência. Neste período, também temos procurado contribuir com o desafio a que o HISTEDBR se propôs quando de sua criação: levantar e catalogar fontes primárias e secundárias para a educação brasileira bem como discutir examinar ahistória da educação brasileira, seus desafios e perspectivas.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0079-1
DOI: 10.24824/978854440079.1
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 214
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E OS DESAFIOS DE SUA INSTITUCIONALIZAÇÃO

Alexandra Vanessa de Moura Baczinski

 

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. É membro do grupo de pesquisa Sociedade, Trabalho e Educação/UNIOESTE e Grupo de Pesquisas Filosofia, Educação e Práxis Social da UFPel. E-mail:

 

Andre Paulo Castanha

 

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2007). Vencedor do Prêmio Capes de Teses 2008 na área da Educação com a tese: O Ato Adicional de 1834 e a instrução elementar no Império: descentralização ou centralização? Pós-Doutor (2011) pelo Departamento de Filosofia e História da Educação da Unicamp, sob a supervisão de Dermeval Saviani. Professor do Colegiado de Pedagogia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de Mestrado, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão. Está vinculado ao Grupo de Pesquisa HISTEDOPR. E-mail:

 

Celso Sidinei Balzan

 

Mestrando em educação/UNIOESTE, Campus Cascavel. Atualmente é professor da Prefeitura Municipal de Itaipulândia e pedagogo junto a SEED-PR. Foi um dos responsáveis pela luta pela implementação da Pedagogia Histórico-Crítica em Itaipulândia-PR.

 

Cristhyane Ramos Haddad

 

Doutorado em Educação na Universidade Tuiuti do Paraná. Atualmente é pedagoga da Prefeitura Municipal de Curitiba, e da Secretaria Estadual de Educação do Paraná.

Dermeval Saviani

 

Professor Emérito da UNICAMP, Pesquisador do CNPq. Coordenador Geral do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR).

 

Eraldo Leme Batista

 

Doutor em Educação pela Unicamp, vinculado aos Grupos de pesquisa HISTEDBR e HISTEDOPR. Atualmente é professor colaborador da Unioeste, onde realiza o Pós-doutorado.

 

João Carlos da Silva

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel. É membro do Grupo de pesquisa HISTEDBR.

 

João Luiz Gasparin

 

Doutorado em Educação, história e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá.

 

José Claudinei Lombardi

 

Doutorado em Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual

de Campinas (1993) e livre-docência em História da Educação na Faculdade

de Educação da Unicamp. Atualmente é Secretário de Educação de Limeira, SP e coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR).

 

José Luis Derisso

 

Doutor em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar

pela UNESP/Araraquara. Foi professor de História na rede oficial de ensino

do Estado de São Paulo. Participa do Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas

em Educação desde 2008 e do Grupo de Pesquisa em História, Sociedade e

Educação no Brasil - GT da Região Oeste do Paraná – HISTEDOPR.

 

Julia Malanchen

 

Doutoranda em educação escolar pela Unesp/Araraquara e docente no curso de pedagogia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste - Foz do Iguaçu. PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E OS DESAFIOS DE SUA INSTITUCIONALIZAÇÃO

 

 

Lígia Márcia Martins

 

Doutorado em Programa Educação Brasileira pela Unesp. É Livre Docente em Psicologia da Educação pela Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, UNESP campus de Bauru (2001). Professor adjunto da Universidade Estadual

 

Paulista Júlio de Mesquita Filho

 

UNESP. É vice-líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq em Estudos Marxistas em Educação.

 

Luciana Cristina Salvatti Coutinho

 

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de

Educação da Unicamp. Atualmente é pesquisadora do Grupo de Estudos em

História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR - GT Unicamp e Diretora de Educação da Secretaria Municipal de Educação de Limeira/SP.

 

Marcos Roberto Lima

 

Doutorando em Educação pela UNICAMP e integrante do grupo de pesquisa

HISTEDBR. É PEB II efetivo vinculado à Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

 

Maria de Fátima Felix Rosar

 

Doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Pós-doutorado na área de política e financiamento da educaçãorealizado na Faculdade de Educação da USP (1999). Atualmente, realiza pesquisas e coordena, no Maranhão, o Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR).

 

Maria de Fátima Rodrigues Pereira

 

Doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual

de Campinas (2007). Atualmente é professora adjunta do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, da Universidade Tuiuti do Paraná.

 

Marta de Castro Alves Corrêa

 

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista – “Júlio de

Mesquita Filho” - UNESP/Bauru/SP. Pós-graduação Lato Sensu “Especialização em Gestão Escolar” no Centro Universitário de Araras – UNAR/Araras/SP. Atualmente é Diretora de Divisão de Acompanhamento de Entidades Conveniadas e 212 Particulares do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação de Bauru/SP. ]

 

Newton Duarte

 

Doutorado na Faculdade de Educação da UNICAMP, em 1992. Desde 1988 é

docente da UNESP, Campus Araraquara. Livre-Docente em psicologia da educação e em 2009. É bolsista produtividade em pesquisa pelo CNPq desde 1993. Realizou pós-

-doutorado na Universidade de Toronto, Canadá, com bolsa da CAPES. Coordena o grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação. É autor de livros, capítulos de livros e artigos, publicados no Brasil e no exterior.

 

Paulino José Orso

 

Doutorado em Educação pela UNICAMP (2003) e Pós-doutorado em Educação pela UERJ. Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e é Líder do Grupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil – GT da Região Oeste do Paraná - HISTEDOPR.

 

Ricardo Eleutério dos Anjos

 

Doutorando em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara. Integrante do

Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação na UNOESTE, UNIP/Araçatuba e FATEB/Birigui.

 

Sandra Tonidandel

 

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu UNIOESTE, Campus de Cascavel. Integrante do Grupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil - GT da Região Oeste do Paraná - HISTEDOPR.