Capa do livro: EDUCAÇÃO & DIVERSIDADE: <br> temas em debate

EDUCAÇÃO & DIVERSIDADE:
temas em debate

Autores: Débora Maria do Nascimento - Luciane Terra dos Santos - Maria José Costa Fernandes

 A questão da diversidade está, hoje, no centro da teoria social e da prática política e, nesse contexto, da educação, enriquecendo as discussões acerca da diversidade social, étnico-racial, de geração, de gênero, dentre outras existentes na sociedade e suas implicações no âmbito dos processos educativos.   Encontra-se em desenvolvimento no cenário de “reafirmação do compromisso com o fortalecimento do estado de direito e da democracia”, uma nítida política tradutora de esforços para a universalização dos direitos do cidadão. Porém, tais esforços não devem se esgotar na adesão a novos protocolos, convenções ou mesmo na criação de novos instrumentos legais-racionais.

É nesse contexto que se insere o presente livro. A partir da perspectiva dos estudos acerca da temática educação e diversidade, os textos que o compõem buscam, de diferentes maneiras e num horizonte de problematização e anúncio de alternativas ao projeto hegemônico, traçar contornos da diversidade característica de nossa formação social e dos desafios que circundam os universos educacionais, em particular as Instituições de Educação Superior, no sentido da questão da identidade e da diferença não ser reduzida a uma questão de respeito e tolerância para e com a diversidade e de uma educação que, para além de perpetuar relações de dominação na sociedade, possa colaborar para o desvelamento das relações de poder socioeconômicos, políticos, culturais e do desvelamento de ambiguidades e contradições sociais, onde, mediadas pelos princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Impresso
de R$ 47,88 por
R$ 44,28
Digital
de R$ 47,88 por
R$ 33,52

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0072-2
DOI: 10.24824/978854440072.2
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 186
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO & DIVERSIDADE: <br> temas em debate

 

Débora Maria do Nascimento

É Doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com Estágio de Doutoramento na Universidade de Lisboa-Pt. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta do Departamento de Educação/CAMEAM, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Docente permanente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UERN). Desenvolve estudos e pesquisas na área de educação, principalmente, sobre os seguintes temas: saberes, formação docente, currículo, prática pedagógica, ensino-aprendizagem e relações étnico-raciais.

 

Gilberto Ferreira Costa

É Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Departamento de Práticas Educativas e Currículo. Doutor e Mestre em Educação pelo PPGED/UFRN. Atua na área de Didática nas licenciaturas presencial e a distância. Desenvolve pesquisas com ênfase na formação de professores e Educação e tecnologia. Discute práticas e formação docentes numa perspectiva freiriana.

 

Gilcilene Lélia Souza do Nascimento

É Mestre em Educação pelo PPGED/UFRN. Doutoranda em Educação pelo PPGED/UFRN. Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Desenvolve estudos sobre formação docente, histórias de vida e memoriais docentes.

Jailton Pessoa de Queiroz Granjeiro

É Graduado em Pedagogia e Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Formação do Educador (UERN). Professor da Educação Básica no Município de Pau dos Ferros-RN.

 

Josefa Aldacéia Chagas de Oliveira

É Graduada em Pedagogia e Especialista em Educação pela UERN. Professora Assistente do Departamento de Educação/CAMEAM/UERN. Coordena o Núcleo de Extensão Universitária em Educação em Direitos Humanos (NUEDH). Tem experiência e desenvolve estudos, pesquisas e extensão na área de  política educacional e em Educação em Direitos Humanos EDH, tematizando: formação docente; gestão educacional; política e planejamento educacional; relações étnico-raciais, de gênero, de geração.

 

Luciane Terra dos Santos Garcia

É Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta do Centro de Educação na UFRN. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFRN), atuando na linha de pesquisa Política e Práxis da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em política educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional, cultura organizacional, projeto político-pedagógico e avaliação institucional.

 

Maria Edgleuma de Andrade

É Doutora em Educação pelo PPGE/UFPB. Mestre em Educação pelo PPGE/UFPE. Professora Adjunta do Departamento de Educação/CAMEAM/UERN. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/UERN) atuando na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação. Desenvolve estudos e pesquisas na área de Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política e planejamento educacional, gestão da educação, gestão escolar e políticas de educação básica e superior. 

 

Maria Elis Natália Alves Silva

É Egressa do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - CAMEAM/UERN, Foi Bolsista do PIBIC/CNPq com a pesquisa: “A política de Educação do Campo nos Municípios do Alto Oeste Potiguar” e “Ações e Desempenhos entre os Atores Sociais”.

Maria José Costa Fernandes

É Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com Mestrado em Geografia pela mesma Universidade. Docente do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) desde 2005 até os dias atuais, possuindo também experiência no ensino básico. Desenvolve atividades acadêmicas nas áreas de Geografia Humana e Ensino de Geografia. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica (GPEG).

 

Maria Margarida Pinheiro

É Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal da Paraíba. Especialização em Metodologia do Ensino Superior e da Pesquisa Científica e Especialização em Alfabetização e Pré-Escolar ambas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Docente aposentada do Departamento de Educação/CAMEAM/UERN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, prática educativa, educação, contemporaneidade e concepção de infância.

 

Rouseane da Silva Paula

É Doutora em Educação pela UFRN. Mestra em Educação e graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desenvolve atividades de Pesquisa e Extensão, no campo da Educação de Jovens e Adultos, com o foco nas Relações Intergeracionais, na Educação Permanente e questões referentes ao Envelhecimento Humano. Professora Adjunta da Universidade Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Dedica-se à área das Concepções e Práticas da Educação de Jovens e Adultos, bem como Sociologia da Educação, nos cursos de Pedagogia e demais licenciaturas.

 

Simone Cabral Marinho dos Santos

É Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN. Mestre em Sociologia Rural pela UFPB. Professora Adjunta do Departamento de Educação/CAMEAM/UERN. Coordenadora e Docente Permanente do Mestrado em Ensino (PPGE/UERN) e docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais (PPGSS/UERN). Tem experiência no campo da Sociologia, Educação e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, meio rural e gestão territorial, educação em direitos humanos, políticas públicas e extensão universitária.