Autores: Josimar de Sousa - Ivete Cevallos (Orgs.)
Um modo de ver este livro é pelo da formação do professor de Matemática. O interesse em conhecer melhor a formação de professores vem revelando o quão é necessário conhecer cada vez mais, não só a formação de professores, como também como estes vem se desenvolvendo profissionalmente.
Neste livro há algumas discussões a respeito da formação contínua de professores e seus reflexos nas práticas docentes. Verão que a busca pela formação continuada está indo além de cursos de feitos na escola, pois os professores estão fazendo a formação continuada em cursos de mestrado e doutorado. Esta demanda já é fato no Brasil e em Portugal. O investimento na docência mostra um professor preocupado com a qualidade de seu trabalho e a aprendizagem de seus alunos. Poderá ver como as TICs transformarão as aulas de matemática, transformando também as práticas pedagógicas e o SER docentes.
Alguns artigos são frutos da qualificação do professor formador com a preocupação de ser um melhor formador e, além disso, focaram a formação profissional dos professores e seu desenvolvimento na docência. Portanto, a formação de professores vem ganhando um acréscimo positivo quando podemos ver que o próprio professor ver seu trabalho seu SER docente em transformado e em transformação. Outros saberes são produzidos e incorporados às práticas do professor matemática. É assim que o desafio da formação docente e de seu melhor na escola vem mudando com os cursos de formação continuada.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0069-2
DOI: 10.24824/978854440069.2
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 212
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Josimar de Sousa
Tem pós-doutorado em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa – Portugal (2012); doutor em Educação Matemática pela PUC/SP (2009); Mestre em Educação pela UFMT (2003). Professor titular no Departamento de Matemática – Unemat/Cáceres-MT.
Mari Auxiliadora da Silva Rodrigues
É professora da Rede Estadual de Ensino. Licenciada em Matemática pela UNEMAT/Cáceres e Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela UNEMAT - Campus Universitário de Cáceres.
Loriege Pessoa Bitencourt
É professora Efetiva da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Cáceres, Curso de Licenciatura em Matemática. Mestre em Educação pela UFMT e Doutora em Educação pela UFRG.
Maria Cecília Fantinato
É doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa – Portugal (2012). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Grupo de Etnomatemática da UFF.
Gisele Américo Soares
É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense - Professora da Universidade Estácio de Sá, Associação Dom Bosco e Rede de Ensino do Estado do Rio de Janeiro. Integrante do GETUFF.
Régis
É mestre em Educação Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente cursa Doutorado Cotutela em Educação pela Universidade de São Paulo e na Universidade de Lisboa, Portugal.
Oscar Corvalan Vásquez
É sociólogo e doutor em Educação pela Universidade de Toronto. foi investigador no Centro de Investigação e Desenvolvimento da Educação no Chile e consultor da organização Internacional do trabalho. É professor da Universidade de Talca – Chile.
Patrício Monteiro Lagos
É doutor em Educação pela universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA). Licenciado em matemática pela Universidade Católica do Chile. Trabalha como professor na Universidade de Santiago – Chile
Ivete Cevallos
É mestre em Educação pela Universidade de São Francisco e doutora em Educação Matemática pela PUC/SP. Professora da Universidade de Mato Grosso - UNEMAT desde 1996. Áreas de atuação: formação do professor; professor pesquisador; profissionalidade docente e professor formador.
Laurizete Ferragut Passos
É Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1990). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora assistente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
José Antônio Finardi
É mestre em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2000). Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Unesp (1993) e graduado em Bacharelado em Ciências Sociais pela Unesp (1993). Atualmente é Professor da UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso.
João Pedro da Ponte
É doutor em Educação pela Universidade da Georgia, EUA, Professor catedrático no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Marisa Quaresma
É mestre em Educação (Didática da Matemática), doutoranda no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, e bolseira da FCT.
Mónica Baptista
É doutora em Educação (Didática das Ciências), Professora auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Joana Mata-Pereira
É mestre em Educação (Didática da Matemática), doutoranda no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, e bolseira da FCT.
Marcos Francisco Borges
É mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Mato Grosso.
Rodrigo Donizete Terradas
É graduado em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2010) e especialsita em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2013). Atualmente é professor do SESI - SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA, atuando principalmente na área de Educação Matemática.
Marta Maria Pontin Darsie
É mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). É professora da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1986, e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1999.
Rebeca Moreira Sena
É mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso.