Capa do livro: ESPAÇO ESCOLAR:<BR> arquétipos de saberes e kinesis da prática na formação continuada

ESPAÇO ESCOLAR:
arquétipos de saberes e kinesis da prática na formação continuada

Autores: Rosalia de Aguiar Araujo - Albina Pereira de Pinho Silva - Ely Alves Miguel

A formação continuada dos profissionais da educação é uma das temáticas contemporâneas que mais exige pesquisas e estudos que potencializem a elaboração de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade formativa. Sabe-se que qualquer transformação a nível de escola deve perpassar pela formação profissional dos professores. São estes profissionais que podem materializar uma mudança e/ou inovação política e metodológica em sala de aula de forma a implantar e implementar as mudanças e inovações que emergem do contexto da sociedade.

Uma forma de socializar os esforços formativos é a divulgação das ações formativas desenvolvidas, por meio desta obra intitulada “Espaço escolar: arquétipos de saberes e kinesis da prática na formação continuada”, que é inédita, resultado de pesquisas interventivas e ações formativas, de caráter científico que se propõe a incentivar a produção textual dos professores da Educação Básica do Estado de Mato Grosso. A proposta de produção de uma obra científica no formato de livro surge da pretensão de partilhar as experiências de formação  a fim de elucidar a necessidade de valorização e presença pública dos profissionais da educação na sociedade.  

Impresso
de R$ 63,48 por
R$ 53,88
Digital
de R$ 63,48 por
R$ 44,44

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-839-1
DOI: 10.24824/978858042839.1
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 176
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ESPAÇO ESCOLAR:<BR> arquétipos de saberes e kinesis da prática na formação continuada

Rosalia de Aguiar Araújo

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso e Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso, especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais da Faculdade de Engenharia florestal da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora formadora do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação de Juara/MT (CEFAPRO). Professora de Metodologia Científica e Metodologia de Ensino no Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT),Campus Universitário de Juara- MT.

Albina Pereira de Pinho Silva

Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em

Educação (PPGEdu) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio

Grande do Sul (UFRGS). Professora de Didática no Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Juara-MT.

Integra o Grupo de Pesquisa Educação Científico-Tecnológica e Cidadania na UNEMAT/Sinop. Suas pesquisas privilegiam temáticas como: Inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Contexto Educacional, Informática na Educação, Educação

a Distância, Metodologia de Aprendizagem por Projetos, Formação Inicial e Continuada de Professores em Contextos Presenciais e a Distância.

Ely Alves Miguel

Mestra em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (MeEL/IL/UFMT) e professora formadora do Cefapro de Juara-MT.

Adenilse Silva de Jesus - Graduada em Ciências Biológicas, Especialista em Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Professora Formadora da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do CEFAPRO/Sinop.

Ana Paula Kuhn

Mestre em Educação pela UFMT-Universidade Federal de Mato Grosso. Integrante do grupo de Pesquisa LeTECE (Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação), e professora de Metodologia do Ensino do Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Juara-MT. 

Ana Paula Pereira da Silva

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela UNEMAT-Universidade do Estado de Mato Grosso (2002). Professora Formadora do CEFAPRO – Polo de Juara, atua na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, efetiva da Educação Básica - Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso. Atualmente acompanha a formação continuada no Vale do Arinos e é pós-graduanda em Educação e Diversidade pela Unemat de Juara/MT.

Ângela Rita Christofolo de Mello

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) - Agência Financiadora (CAPES PROSUP e CNPq). Integrante do Grupo de Pesquisa - Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE) da UFMT. Professora de Metodologia de Ensino do Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus Universitário de Juara/MT e Professora Formadora do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO) de Juara/MT.

Cleuza Regina Balan Taborda

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, Professora efetiva da Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT na área de metodologia de ensino no Curso de Pedagogia do Campus Universitário de Juara.

Dirlei Perin

Graduado em Matemática pela UNEMAT – Universidade Estadual de Mato Grosso Campus de Sinop em 2002. Especialista em Tecnologias Educacionais pela PUC-Rio.  Pós- graduando em Educação do Campo pelo IFMT – Campus de São Vicente. Atualmente atua como professor formador em Educação do Campo do CEFAPRO - Centro de Formação e Atualização dos profissionais da Educação Básica no pólo de Juara – MT.

Elaine Cristina da Silva Moreira

Graduada em Pedagógia pela UFMT/NEAD, Pós Graduada em Psicopedagogia e Educação Infantil pela AVEC/FIVE e graduanda no curso de Pós –Graduação em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira pelo NEPRE/UFMT. Professora formadora na Área de Alfabetização no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO) de Juara-MT.

Élidi Preciliana Pavanelli-Zubler

Licenciada em Letras pela UNEMAT, Especialista em Tecnologias da Educação pela PUC/RIO. Integrante do Grupo de Pesquisa Linguagem, Conhecimento e Formação (UNEMAT). É professora formadora de Tecnologia Educacional no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO) de Sinop-MT.

Jaime José Zitkoski

Mestre em Filosofia PUCRS, Doutor em Educação pela UFRGS, Pós – Doutorando em Educação UERJ - Professor e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGedu) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Kátia Morosov Alonso

Doutora em Educação pela UNICAMP-Universidade de Campinas. Coordenadora do grupo de pesquisa LeTECE (Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação) e professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação do Instituto de Educação da UFMT-Universidade Federal de Mato Grosso.

Leandro Escobar de Oliveria

Especialista em Educação interdisciplinar pelo ICE/MT, graduado em Pedagogia pela UNINOVA/MT. Professor formador da Educação indígena no CEFAPRO – polo de Juara/MT.

Maria Rosa Petroni

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo, docente do Departamento de Letras/IL, colaboradora do Programa de Mestrado em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (MeEL/IL/UFMT), coordenadora do Grupo de Pesquisa PRALÍNGUA.

Marli Solângela Tardio

Especialista em Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Professora de Língua Inglesa, lotada na Rede Estadual de Educação, no Município de Juara – SEDUC-MT, designada para o Cefapro de Juara, como Professora Formadora na Área de Linguagem - Língua Inglesa.

Nadir Aparecida  Rodrigues da Silva

Formada em Pedagogia pela UFMT – Universidade Federal de Mato – NEAD – e professora efetiva dos anos iniciais na Escola Estadual Rosmay Kara José, de  Novo Horizonte do Norte – MT.

Paula Vanessa da Silva Borges

Formada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIJAN),  de Jandaia do Sul, e professora efetiva de Língua Portuguesa lotada na Escola Estadual Rosmay Kara José, de  Novo Horizonte do Norte – MT.

Rosana Maria Christofolo da Silva

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso, com especialização em Psicopedagogia. Professora efetiva e diretora do CEFAPRO- Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação do Estado de Mato Grosso- Polo de Juara.

Sandra Regina Braz Ayres

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA e Mestrado em Educação na Linha de Pesquisa - Formação de Professores e Práticas Pedagógicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2012). Atua como Professora Formadora de Tecnologia Educacional no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO) de Sinop-MT.

Sibeli Lopes

Possui graduação em Matemática licenciatura plena pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2004). Atualmente é professora educação básica - Secretaria de Estado de Educação- MT, desde 2005. Tem experiência na área de Ciências da Natureza e Matemática , com ênfase em Matemática, trabalhando como professora formadora no Cefapro de Juara-MT desde 2009 na área de Ciências da Natureza Matemática e suas Tecnologias. No ano de 2011, atuou como professora de Ensino Superior na Unemat - Campus de Juara.

Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira

Mestre em Educação e Doutoranda do Curso de Doutorado Interinstitucional em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGedu) da Faculdade de Educação (FACED), uma parceria da  UFRGS/UNEMAT. Integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos e Diversidade da Amazônia Legal da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Juara-MT.