Autores: Ernesto Jacob Keim - Nanblá Gakran - Carlos Odilon da Costa - Gleison Vieira - Raul Fernando dos Santos
Este livro é resultado de doze anos de convivência com a comunidade indígena Xokleng/Laklãnõ de Santa Catarina, como interação acadêmica realizada pelo Grupo de Pesquisa Filosofia e Educação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau FURB (Santa Catarina). De 2010 a 2012 o programa contou com financiamento da CAPES, por intermédio do Programa Observatório da Educação Escolar Indígena. Esses textos foram desenvolvidos em reuniões quinzenais nas quais os temas tratados se modificaram durante o trajeto, de tal forma que a obra que apresentamos traz o que consideramos relevante como decorrência desse esforço, até o presente momento. Assim, esse livro não é conclusivo, mas apresenta um momento considerado adequado para compartilhar conhecimentos e informações que pretendemos contribuam para superar a dinâmica colonizadora, colonial e colonialista que nos atinge diretamente como povo e nação. É nossa meta estimular a superação de séculos de submissão aos interesses de potências/elites e suas ideologias que ignoram as necessidades e prioridades, das comunidades instaladas nos territórios que ocupam, independente de qual seja a etnia, originária ou exógena, à qual estejam vinculadas. Essa obra possibilita um mergulho teórico e vivencial junto a uma comunidade única, a qual permitiu que se analisasse a dimensão inter-étnica e intercultural que a permeia. É uma comunidade originária em uma região do sul do Brasil onde interagem diferentes etnias, cada qual com suas histórias e características individuais, que as fazem únicas e incomuns. Ao se pensar educação nesse contexto complexo e plural, onde interagem comunidades dominantes e dominadas, tentamos identificar e compreender os processos de resistência/opressão e de humanização/desumanização decorrentes dessas realidades. Consideramos a alteridade amparada em três referenciais fundamentais, ou seja: a linguagem (sensibilização e sentimento frente a sentido e racionalidade), as relações de poder (convivência identitária responsável e reconciliação frente a preconceitos e dominação) e as relações de afeto (amorosidade e coletivismo frente a competitividade e individualismo).
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-591-8
DOI: 10.24824/978858042591.8
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 516
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Antonio Joaquim Severino
Livre Docente, USP, doutor em Filosofia PUC/SP, mestre em Filosofia Universite
Catholique de Louvain, U.C.L., Bélgica. Graduado em Filosofia U.C.L.,
Bélgica.. Professor titular, aposentado, na FE USP, docente na UNINOVE SP.
Nanblá Gakran
Doutorando em Linguística na UNB, mestre em Linguística UNICAMP, graduado
em Ciências Sociais UNIVALI, É professor da Língua Materna Xokleng e
Sociologia, Antropologia e Filosofia na E.I.E.B.Laklãnõ. Atuou como professor
convidado na Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da Universidade
Federal de Santa Catarina ( UFSC).
Lindolf Bell
Poeta catarinense 1938 - 1998.
Ernesto Jacob Keim
Pós-doutorado em Filosofia da Educação na UNICAMP, doutor em Educação
UNIMEP e, mestre em Educação UFRJ, licenciado em Ciências e Matemática UCP,
Bacharelado e Licenciatura em Biologia pela USU RJ, pesquisador e professor com
horário integral na FURB onde coordenou o Programa para a revitalização da cultura
e idioma Xokleng/Laklãnõ CAPES/CNPQ/FURB.
Adolfo Ramos Lamar
Pós-doutorado em Filosofia da Educação pela USP, doutor em Educação, mestre
em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP e Licenciatura e Especialização
em Filosofia pela Universidad de la Habana. Professor da FURB.
Eliane Gakran
Estudante indígena do ensino médio da Escola Indígena Laklãnõ.
Abraão Kovi Patté
Graduado em Matemática pela UNIASSELVI, especialista em Educação Inter
-étnica FURB e professor indígena da Escola Laklãnõ.
Maria Kula Patté
Graduada em Letras pela UNIASSELVI, especialista em Educação Inter-étnica
FURB e professora indígena da Escola Laklãnõ.
Zilda Priprá
Graduada em Letras pela UNIASSELVI, especialista em Educação Inter-étnica
FURB, acadêmica na Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica
(UFSC), professora indígena da Escola Laklãnõ.
Lalan Priprá
Acadêmica na Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica
(UFSC), professora indígena da Escola Laklãnõ.
Neuton Calebe Vaipão Ndili
Acadêmico Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da
Universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC). Professor indígena na escola Laklãnõ.
Rodrigues Pinto Reis
Graduado em Pedagogia pela UDESC. Diretor e professor da Escola Vanhecu
Patte, aldeia Bugio, Terra Indígena Laklãnõ.
Miriam Vaicá Priprá
Graduado em Letras pela UNIASSELVI, especialista em Educação Inter-
-étnica FURB, acadêmica na Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata
Atlântica (UFSC), professora indígena da Escola Vanhecu Patte, aldeia Bugio, Terra
Indígena Laklãnõ.
Josiane de Lima Tschucambang
Graduado em Letras pela UNIASSELVI, especialista em Educação Inter-étnica
FURB, professora indígena da Escola Laklãnõ.
Lilian Patté dos Santos Lemos
Graduada em Letras UNIASSELVI, professora indígena da escola Laklãnõ.
Txulunh Natieli Favenh Gakran
Estudante do curso de nutrição da UFSC.
Carlos Odilon da Costa
Doutorando em educação UNICAMP, mestre em educação FURB, graduado
em ciências da religião FURB e geografia UDESC e professor da rede municipal e
da FURB.
Gilmar Barg
Mestre em educação FURB e graduado em matemática FURB. Professor da
rede municipal de educação e Assevim / Uniasselvi.
Raul Fernando dos Santos
Especialista em Educação Inter-étnica, graduado em Letras FURB. Professor
rede estadual educação e Colégio Sagrada Família Blumenau SC.
Gleison Vieira
Doutorando em Educação PUC-PR, mestre em educação FURB, graduado
em História UNIVILE, professor da rede estadual de educação e UTPR.
Danice Betânia de Almeida
Mestre em Educação FURB, graduada em Ciências da Computação UNIVALLI, licenciatura em Ciências da Computação FURB, professora da SOCIESC, CEDUPe UNIASSELVI.
Ereni Radeck
Mestre em Educação, especialista em Educação Inter-étnica, graduada em Letras
UC e professora da rede estadual de educação.
Luiz Roberto Lenzi
Mestre em Educação FURB, especialista em regência FURB, graduado em
Música, atua como maestro de diversas bandas e orquestras sinfônicas e professor
de música (metais) da Fundação Cultural de Timbó (SC).
Vania Konell
Mestre em Educação FURB, especialista em Educação Inter-étnica, graduada
em Artes Visuais (FURB) e em Pedagogia pela UDESC, professora da rede municipal
e estadual de educação e IFSC e UNIASSELVI.
Almir Bauler
Mestrando em História UFGD, graduado em Ciências Econômicas e História
FURB, Professor da rede estadual e SESI.
Mara Jeanny Ferreira Da Silva
Mestre em Educação FURB, graduada em Letras FURB, professora da rede
estadual de educação, SOCIESC e SENAI.
Ítalo Rodrigo Mongconãnn Reis
Indígena graduado em Publicidade e Propaganda FURB, acadêmico do curso
Cinema UFSC.
Elias João de Melo
Mestrado em Educação FURB, Graduado em Ciências Biológicas FURB, professor
da rede municipal educação.
Flávia Roberta Busarello
Graduada em História FURB, acadêmica de Psicologia FURB.
Ana Clarisse Alencar Barbosa
Mestre em educação FURB, graduada em Pedagogia FACVEST, Professora
UNIASSELVI.
Neusa do Carmo
Indígena Kaigang, acadêmica em Pedagogia FURB, e professora municipal.
Vilisa Rudenco Gomes
Mestre em educação FURB, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual
Paulista Júlio de Mesquita Filho, professora da rede estadual educação.
Rosana Soares
Doutoranda em Educação UFBA, mestre em Artes Visuais UDESC, graduada
em artes visuais FURB, professora da rede municipal e estadual educação e
UNIASSELVI.