Autores: Djanira Soares de Oliveira e Almeida
A obra Pesquisa Qualitativa: Em Busca do Significado surgiu, em 2012, a partir das reuniões de estudo do grupo de pesquisa Educação: Linguagens, em atividade há cerca de 10 anos com encontros nas dependências da Universidade Estadual Paulista – campus de Franca. Durante esse tempo, foram produzidas ações, como atividades de campo em escolas públicas, elaboração de artigos científicos individuais e coletivos e organização de eventos.
Partindo dessas características, verificou-se a necessidade de um estudo sistemático no que se refere à metodologia da pesquisa, uma vez que os membros matriculados em cursos de graduação e pós-graduação frequentam as reuniões de estudo e discussões de temas educacionais.
Como forma de divulgar à comunidade acadêmica os resultados dos estudos e pesquisas produzidos pelo grupo, julgou-se pertinente o oferecimento desta obra a estudantes e docentes de graduação e pós-graduação, objetivando a socialização do conhecimento e a informação sobre novos paradigmas da ciência.
Além de conceituar pesquisa e as especificidades das ciências humanas e sociais, as autoras apresentam aspectos das principais linhas teóricas utilizadas na pesquisa, nas áreas citadas: Positivismo, Marxismo e Fenomenologia.
Fez parte dos objetivos da obra refletir sobre fundamentos da pesquisa científica, os tipos de pesquisa qualitativa e suas especificidades, os aspectos históricos da pesquisa em ciências humanas e sociais, procedimentos metodológicos como a observação, a análise documental, a descrição do objeto, o questionário, a entrevista e a análise de conteúdo.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-869-8
DOI: 10.24824/978858042869.8
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 172
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Djanira Soares de Oliveira e Almeida
É graduada em Pedagogia e Direito, licenciada em Letras. Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp – campus de Araraquara, Doutorado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara e Livre-Docência em Educação pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – Unesp-campus de Franca. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Educação: Linguagens”. Professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social.
Angelita Márcia Gandolfi Lança
É graduada e mestra em Serviço Social. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – Unesp – campus de Franca. Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa “Educação: Linguagens”.
Rutinéia Cristina Martins Silva
É bacharel e licenciada em História e Pedagogia. Mestra e Doutora em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – Unesp – campus de Franca. Membro do Grupo de Pesquisa “Educação: Linguagens”. Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Franca.
Priscila Alvarenga Cardoso
É mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – Unesp – campus de Franca. Membro do Grupo de Pesquisa “Educação: Linguagens”.
Fabiana Granado Garcia Sampaio
É bacharel e licenciada em História e Pedagogia. Mestra e Doutoranda em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – Unesp – campus de Franca. Membro do Grupo de Pesquisa “Educação: Linguagens”.
Secretária Municipal de Educação de Franca.