Autores: Graciela Inés Presas Areu - Eduardo Fofonca
Dentre todas as possibilidades de abordagem de um tema tão amplo, interdisciplinar e contraditório, a relação entre comunicação, educação e tecnologia – tema do presente livro – é uma das mais instigantes. Tal relação desperta interesse científico para diferentes enfoques. À medida que os avanços tecnológicos se tornam realidade, novas questões investigativas se apresentam e os dez textos aqui agrupados trazem algumas reflexões e análises sobre várias dessas novas perguntas. Há em cada um deles e no conjunto uma preocupação em esclarecer e analisar os impasses e possibilidades do uso ou da presença dessas novas tecnologias na escola sob o olhar de autores de diferentes formações teóricas.
Tal preocupação remete a uma segunda questão estratégica para a sociedade do século XXI: que educação deve ser pensada para as gerações “conectadas e interativas”? Que tipo de profissional vai dar conta de ensinar as gerações que chegam à escola já tendo recebido desde a mais tenra idade um mundo editado pelos meios de comunicação de massa e as mais avançadas tecnologias de informação e de comunicação? O que privilegiar neste ensino: saberes técnicos operacionais ou teóricos e filosóficos? Com que finalidade: mercado ou cidadania?
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-956-5
DOI: 10.24824/978858042956.5
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 228
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
GRACIELA INÉS PRESAS AREU
Licenciada em Artes e Técnicas Publicitárias, Univ. El Salvador, BsAs/Argentina, Pós-doutoranda em Estudos de Mídia na UFRN.Dra, Ms. e Especialista em Ciências da Comunicação e Informação pela UAB/Barcelona. Mestre Ciências da Comunicação (Publicidade e RRPP) ECA/USP. Com Formação Psicanalítica na BFC e Structura. Publicitária, Pesquisadora, Consultora e Professora Universitária de diversas instituições na graduação e pós-graduação. Atualmente é Professora Adjunta UFPR.
EDUARDO FOFONCA
Licenciado em Letras pela Universidade Estadual do Paraná, doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela Mackenzie/SP. Mestre Comunicação e Linguagens, Universidade. Tuiuti do Paraná. Especialista Educação Inclusiva pela UFPR e Letras pela UTFPR. Atuou como Secretário. Mul. Educação e Cultura, Matinhos/PR e docente colaborador na UFPR. Já atuou na coordenação pedagógica, com assessorias e consultorias em redes públicas e privadas de ensino. Autor: Comunicação e Educação: conexões em tempos de sociabilidade e convergência digital. Curitiba, CRV, 2012. Atualmente é efetivo como Técnico de Assuntos Educacionais na Reitoria do IFPR.