Capa do livro: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:<br> docência e cotidiano

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
docência e cotidiano

Autores: Daniel Carreira Filho - Walter Roberto Correia

         Este trabalho expressa um conjunto de reflexões elaboradas a partir de um encontro entre profissionais e acadêmicos, diretamente envolvidos com o âmbito da Educação Física Escolar. O cenário principal diz respeito às contribuições teóricas provenientes do III Congresso Paulistano de Educação Física Escolar (versão 2009), cujo enfoque proposto incidiu sobre as questões relativas aos saberes docentes e o cotidiano educacional. A premissa do referido evento destaca que as práticas educativas e seus respectivos papéis sociais, presentes nas relações pedagógicas, se legitimam no fluxo e no dinamismo ambivalente e paradoxal da realidade concreta das escolas.

         Assim sendo, procurou-se mobilizar diferentes interlocutores, no pretenso ensejo de se propiciar uma discursividade crítica e propositiva, resgatando a ideia de partilha solidária entre docentes/pesquisadores e seus respectivos dilemas e soluções profissionais. Desta forma, os textos que se seguem disponibilizam arguições de aspectos conceituais inerentes à especificidade do componente curricular Educação Física, sendo, posteriormente, complementado com reflexões exploratórias e especulativas no que tange à dimensão didática e metodológica.

          A pretensão que por ora se apresenta é à de reafirmar a Educação Física Escolar como uma demanda social legítima, a partir dos múltiplos olhares que se entrecruzam, num contexto “grávido” de pluralidades e diversidades intelectuais.

Walter Roberto Correia

Maio de 2010

 

Impresso
de R$ 62,28 por
R$ 52,68
Digital
de R$ 62,28 por
R$ 43,60

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-76-8
DOI: 10.24824/978856248076.8
Ano de edição: 2010
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 192
Formato do Livro: 15x21 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:<br> docência e cotidiano

Adalberto dos Santos Souza

É graduado em Educação Física pela Faculdade do Clube Náutico Mogiano e em Pedagogia pela Faculdade Integradas de Osasco. Mestre e Doutor em Educação Física pela Unicamp. É autor do livro “Desafios para uma educação física crítica”, ed. Cult, 2005 e participou da elaboração da proposta curricular para Educação Física da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. Docente da Universidade Federal de São João del Rei – MG.


Daniel Carreira Filho (Org.)

É licenciado e Mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP, Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Reitor do Centro Universitário Módulo e, líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente – Gepesca.

 

Edison de J. Manoel

É Licenciado, Mestre e Livre Docente em Educação Física pela Universidade de São Paulo; Doutor em Psicologia pela Universidade de Sheffield, Grã Bretanha; Coordenador do Grupo de Estudo do Desenvolvimento da Ação e Intervenção Motora da Escola de Educação Física e Esporte da USP.

 

Fabio Pinto Gonçalves dos Reis

É licenciado em Educação Física, Mestre e Doutor em educação pela USP. Professor nos cursos de Pedagogia e Educação Física da Faculdade de Pindamonhangaba -FAPI e do Centro Universitário Módulo.

 

Jocimar Daolio

É licenciado Mestre e Doutor em Educação Física. Foi co-autor do atual currículo de Educação Física da rede estadual de São Paulo. Docente da Faculdade de Educação Física da Unicamp.

 

Luciana Venâncio

É licenciada em Educação Física (Unesp/Rio Claro), Especialista em Educação Física Escolar (FEF/Unicamp), Mestre em Educação Física Escolar (Unesp/Rio Claro), Professora Efetiva da Rede Municipal de Ensino de São Paulo/SP e do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Guarulhos, Membro do Grupo de Pesquisa “Estudos socioculturais, históricos e pedagógicos da Educação Física” (Unesp/Bauru) Membro do Grupo de Professores Pesquisadores (1).

 

Luiz Gonçalves Junior

É Professor Associado do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (DEFMH-PPGE/UFSCar); Coordenador do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (NEFEF); Sócio Fundador, Pesquisador e atual Presidente da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH). Coordenador Adjunto da Cátedra Joel Martins.

 

Luiz Sanches Neto

Bacharel e Licenciado em Educação Física(USP), Mestre e Doutorando em Educação Física Escolar (Unesp, campus Rio Claro), Professor Assistente da Universidade Guarulhos (UnG, campus Centro), Membro do Núcleo de Pesquisa em “Estudos sobre Formação Profissional na Educação Física” (Unesp, campus Rio Claro), do Grupo de Pesquisa em “Estudos Socioculturais, Históricos e Pedagógicos da Educação Física” (Unesp, campus Bauru) e do Grupo Autônomo de “Professores-Pesquisadores” (2).

 

Marcos Garcia Neira

É Licenciado em Educação Física e Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação, com Pós-Doutorado em Educação Física e Currículo. Após lecionar por dezessete anos na Educação Básica, ingressou na Faculdade de Educação da USP, onde atua nos cursos de graduação e pós-graduação. Investiga a prática pedagógica e coordena o Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar.

 

Mauro Betti

É licenciado e Mestre em Educação Física pela USP, Doutor em Filosofia da Educação pela UNICAMP e Livre Docente pela UNESP; Docente do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências/UNESP de Bauru e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP de Presidente Prudente; Líder do Grupo de Pesquisa “Estudos socioculturais, históricos e pedagógicos da Educação Física”.

1 http://br.groups.yahoo.com/group/professorespesquisadores

 

Nara Rejane Cruz de Oliveira

É Doutora em Educação pela USP e Mestre em Educação Física pela Unicamp. Professora Universitária na área da Educação Física. Tem se dedicado à pesquisa sobre Educação Física, corpo e movimento no contexto da Educação Infantil. Autora de vários trabalhos sobre a temática.

 

Osvaldo Luiz Ferraz

É docente da Escola de Educação Física e Esporte da USP, Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP e Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física da Escola de Educação Física e Esporte da USP.

 

Roberto Gimenez

É licenciado e bacharel, Mestre e Doutor pela Escola de Educação Física e Esporte da USP, Coordenador do Curso de Educação Física da Universidade Cidade de São Paulo, Coordenador do grupo de estudos sobre o comportamento motor da Unicid – GECOM, pesquisador nas áreas de educação física escolar e educação física adaptada.

 

Roberto Rocha Costa

É licenciado pela Faculdade de Educação Física da Unicamp, Mestre em Ciências Biológicas, docente Centro Universitário Módulo e da FAPI – Faculdades Pindamonhangaba, além de autor dos livros didáticos de Educação Física do Sistema de Ensino Poliedro.

 

Walter Roberto Correia (Org.)

Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André e em Pedagogia pela Universidade São Marcos. Mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP. Doutor em Educação (Currículo) pela PUC-SP. Atua na área de Educação Física com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Médio, Teoria de Currículo, Formação de Professores e Dimensões Sócioculturais do Movimento do Corpo Humano. Atualmente é Docente da Escola de Educação Física e Esporte da USP.

Contato com os organizadores:

daniel.carreira@uol.com.br;wr.correia@uol.com.br