Capa do livro: ENSINANTES APRENDIZES:<br> bacharéis na prática da docência

ENSINANTES APRENDIZES:
bacharéis na prática da docência

Autores: Yara Pires Gonçalves

“Esta é uma obra bem-vinda. Não se trata apenas de uma pesquisa. É um texto para ser saboreado na medida exata em que aprofunda um tema importante para o Ensino Superior: aprendizagem do saber ensinar por profissionais bacharéis no exercício da docência. 

Flagrando a prática docente de Assistentes Sociais, Yara constrói sua reflexão acerca dos professores, sem formação pedagógica específica, que se debruçam em seus fazeres cotidianos e aos poucos, assumem um currículo que emancipa porque resulta de um processo dialógico entre o fazer docente e o saber que se constrói a partir dele.   Um currículo que vai além de grade curricular porque transforma Assistentes Sociais em professores que se reelaboram como sujeitos de uma aprendizagem do saber ensinar.

Fazendo do espaço institucional um espaço de constituição de práticas docentes refletidas e compartilhadas, os professores se formam e se reatualizam como profissionais da educação e não apenas Assistentes Sociais formando Assistentes Sociais. Neste movimento de construção de si e de si como profissionais docentes, os sujeitos da pesquisa tornam-se sujeitos de suas práticas, refletidas e ressignificadas na tessitura coletiva de um currículo. Sendo Assistentes Sociais, incorporam o sendo e se fazendo Professores.

O olhar sensível, a palavra bem cuidada e a reflexão responsável transformam esta pesquisa num registro singular acerca da formação de professores em exercício e a construção de saberes docentes que privilegiam o ensinar e o como promover o aprendizado. Yara, com sensibilidade e competência teórica, capta as tensões, identifica os movimentos de elaboração constante do  Ser-Sendo-Professor que vão do individual para a configuração do diálogo e do espaço de reflexão que se coletiviza em compartilhamentos cotidianos de experiência docente.

Um livro importante para a reflexão de práticas curriculares de outros profissionais que se vêem professores em suas áreas específicas e valioso para coordenadores e dirigentes de cursos ou instituições de ensino superior. Uma obra que chega com a marca da capacidade de ir além do óbvio, apreendendo as sutilezas que permeiam a aprendizagem do saber ensinar nas relações cotidianas entre docentes, porque construída coletivamente, de saberes de si que se transformam em saberes para o bem ensinar.

 

Profa. Rita de Cássia M. T. Stano

Doutora em Educação: Currículo –PUC/SP

Docente e Pesquisadora - Universidade Federal de Itajubá/M

 

Impresso
de R$ 56,29 por
R$ 48,23
Digital
de R$ 56,29 por
R$ 39,40

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-73-7
DOI: 10.24824/978856248073.7
Ano de edição: 2010
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 124
Formato do Livro: 15x21 cm
Número da edição:1

ENSINANTES APRENDIZES:<br> bacharéis na prática da docência

Yara Pires Gonçalves

Graduada em Letras e Pedagogia. Especialista em Linguística.  Mestre em Educação com a dissertação sobre "Aintencionalidade docente como mediadora da aprendizagem" pela UNESP de Marília/SP. Doutora  em Educação: Currículo com a tese "Currículo e Prática docente. Assistentes sociais no exercício da docência: aprendizagem do saber ensinar" pela PUCSP. Experiência profissional docente no ensino médio público e privado e no ensino superior. Coordenadora Pedagógica das Faculdades Integradas "Antônio Eufrásio de Toledo" de Presidente Prudente/SP.