Autores: Marlucy Alves Paraíso
O campo do currículo, já ha algum tempo, saiu do uso restrito de classe social e abriu-se para questões de gênero, geração, sexualidade, etnias, diversidade cultural, identidade/diferença, estudos culturais, papel do discurso, políticas de identidade, processos de subjetivação. A preocupação em compreender as estratégias e os processos por meio dos quais nos currículos se demandam e se produzem determinados tipos de sujeitos e identidades passou a ser nossa preocupação. A abertura do campo para operar com outros conceitos e categorias tem sido fundamental nesse processo.
Este livro segue essa abertura produzida no campo. Apresenta ao/`a leitor/a oito artigos que interrogam diferentes currículos contemporâneos – escolares e não escolares – usando para isso ferramentas conceituais do que se convencionou chamar de teorias pós-críticas da educação. Procuram mostrar, por meio de diferentes pesquisas realizadas no Programa de Pós-graduação em Educação da FAE/UFMG e no GECC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas da FAE/UFMG – a força do currículo, compreendido como espaço que corporifica relações sociais, formas de conhecimento e de saber-poder; como território de composições e experimentações; como artefato centralmente envolvido na produção de sujeitos e na condução da vida. Afinal, no currículo se entrecruzam domínio, regulação e governo; mas nele também pessoas, forças e objetos se encontram, compõem, conquistam, experimentam, produzem, revitalizam; aumentam a potência de agir ou a força de existir.
Nesse livro não somente aceitamos ampliar o nosso vocabulário teórico para interrogar e problematizar os mais variados currículos que pesquisamos, como, sobretudo, aceitamos e experimentamos o convite para deixar “a diferença fazer seus jogos”. Os textos aqui apresentados ressignificam os currículos, suspendem verdades, mostram como funcionam, discutem o que fazem aparecer determinados discursos curriculares, certas práticas e determinados artefatos. Isso porque operar com a diferença e fazê-la proliferar é uma marca que buscamos multiplicar.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-57-7
DOI: 10.24824/978856248057.7
Ano de edição: 2010
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 171
Formato do Livro: 15x21 cm
Número da edição:1
Daniela Amaral Silva Freitas
Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Mina Gerais. É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gearis. Possui mestrado pela Faculdade de
Educação da Universidade Federal de Minas Gerias, especialização em Educação Infantil pela Universidade do Estado de Minas Gerais e Graduação em Letras Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual de Campinas. É membro do GECC (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre CurrÃculos e Culturas) da FaE/UFMG e do NEPEL (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguagem), da FaE/UEMG.
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Danielle Lameirinhas Carvalhar
Professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário UNA e da Faculdade Pitágoras. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e Graduação em Pedagogia pela mesma instituição (2005). É membro do GECC: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre CurrÃculos e Culturas da FAE/UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em CurrÃculo, culturas e práticas pedagógicas.
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Maria Carolina da Silva
Professora nos cursos de Pedagogia e História do Centro Universitário UNA, lecionando disciplinas relacionadas à CurrÃculo, Diversidade e PolÃtica. É professora também do 1º ciclo do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. É Mestre em Educação pela FaE/UFMG e pedagoga pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em CurrÃculo, atuando principalmente nos seguintes temas: currÃculo, estudos pós-crÃticos, gênero, metodologias de pesquisa e mÃdia.
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Marlécio Maknamara
Professor Assistente da Universidade Federal de Sergipe e Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. É mestre em Educação pela Universidade Federal da ParaÃba. Foi Professor Auxiliar da Universidade Estadual de Alagoas (2004- 2005) e Professor Substituto da Universidade Regional do Cariri (2006). É membro pesquisador do GECC (Grupo de Estudos e Pesquisas em CurrÃculos e Culturas) da UFMG.
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Marlucy Alves ParaÃso (Organizadora)
Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e do Departamento de Administração Escolar da mesma universidade. É perquisadora do CNPq e Coordenadora do GECC: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre CurrÃculos e Culturas da FAE/UFMG. É também Professora Colaboradora do Mestrado em CurrÃculo da Universidade Salesiana de Quito (Equador). Possui Pós-Doutorado (PHD) em Educação pela Faculdad de Filosofia y Ciências de la Educación de la Uiversidad de Valência Espanha; Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em CurrÃculo. Investiga e orienta teses de doutorado e dissertações de mestrado principalmente nos seguintes temas: currÃculos escolares, polÃticas de currÃculos, currÃculos e outros artefatos tecnoculturais, currÃculos e culturas, currÃculo e diferenças, currÃculo e mÃdia, currÃculo e gênero.
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Shirlei Rezende Sales
Professora Substituta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. É Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Mestrado e graduação em Pedagogia pela mesma instituição. É também membro pesquisador do GECC (Grupo de Estudos e Pesquisas em CurrÃculos e Culturas da FaE/UFMG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nas seguintes temáticas: CurrÃculo, práticas culturais, juventude, projeto polÃtico pedagógico e coordenação pedagógica.
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Vândiner Ribeiro
Doutoranda em Educação na FaE-UFMG. Mestre em Educação pela UNISI NOS e graduada em Pedagogia pela UFMG. Membro do GECC (Grupo de Estudos e Pesquisas em CurrÃculos e Culturas da FaE/UFMG). Atualmente é coordenadora pedagógica dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo da FaE/UFMG, no qual também é professora da disciplina Análise da Prática Pedagógica. Coordena a área pedagógica do Programa Escola Ativa (MEC/FNDE) e do Programa de monitoramento e acompanhamento do Programa de Ações Articuladas (MEC/FNDE), ambos vinculados ao EDUCAMPO/FaE-UFMG.
Dados Técnicos : |