Capa do livro: EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM PERSPECTIVA<BR>REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM PERSPECTIVA
REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores: Maria Júlia Canazza Dall'Acqua - Leandro Osni Zaniolo

 

Educação e práticas inclusivas permanecem como desafios com os quais a escola convive desde os anos finais do século XX, até os dias de hoje. A desigualdade e a exclusão social vivenciadas por muitos alunos contrastam com os ideais de equiparação de oportunidades defendidos pela escola inclusiva.
     

Contribuir para o aprimoramento da formação de professores, estando eles na etapa inicial ou continuada, constitui o objetivo do livro que aqui se apresenta. Colocando em perspectiva a questão das políticas públicas, a fragilidade da formação docente diante dos problemas mais amplos do ensino regular, a precarização da escola, a necessidade de reorganização do sistema para atender as novas demandas que se fazem necessárias, os capítulos sequencialmente organizados apresentam um panorama eloquente acerca de alguns aspectos da problemática que perpassa a realidade educacional brasileira.
         

Investigando a percepção de professores, os serviços de apoio a alunos com deficiências, o avanço relativo das políticas públicas e de práticas consideradas inclusivistas, os autores do livro “Educação Inclusiva em perspectiva: reflexões para a formação de professores” buscam contribuir para fortalecer a reflexão acerca dos principais problemas enfrentados no âmbito da inclusão de alunos com deficiências nas redes regulares de ensino.
    

 No que diz respeito à formação de professores, sejam eles oriundos de cursos de Pedagogia ou de Licenciaturas, modalidades presencial ou a distância, a contribuição apresentada pelos autores enriquece-se mais ainda quando se insere a temática da arte-educação, escassamente estudada e divulgada em pesquisas voltadas para a inclusão. Considerando o quanto habilidades artísticas teriam a contribuir para a formação de professores e o enfrentamento da diversidade nas salas de aula, a temática explorada nos capítulos a ela dedicada são de relevância e interesse.
   

Partindo do suposto de que inclusão está ainda por ser efetivamente instituída e aprimorada, ultrapassando o âmbito dos ideais apregoados na legislação específica, o livro traz um olhar alicerçado em dados de pesquisa e, como o título afirma, em perspectiva, cuja meta é aproximar, tanto a formação de professores para uma educação inclusiva, como a educação inclusiva para um processo de formação de professores, em nosso país.

 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-29-4
DOI: 10.24824/978856248029.4
Ano de edição: 2009
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 131
Formato do Livro: 15x21 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM PERSPECTIVA<BR>REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Leandro Osni Zaniolo (organizador)

É Professor Doutor na Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara. Docente na Graduação e Pós-graduação, com experiência nas áreas de Saúde, Arte-Terapia e Educação, com ênfase em Desenvolvimento Humano e Educação Especial. Vice-lider do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq “Educação Especial: contextos de formação e práticas pedagógicas” e Coordenador de Pólo Formador em Terapia Comunitária. Supervisor do Centro de Pesquisas da Infância e Adolescência – CENPE, Unidade Auxiliar da FCL na UNESP. zaniolo@fclar.unesp.br

 

Maria Júlia Canazz a Dall ’Acqua (Org.)

Pedagoga,tem formação e atuação em educação especial. Foi professora de classes especiais na rede estadual de ensino e instituições filantrópicas. Atualmente é docente do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Campus de Araraquara/SP. É líder do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq “Educação Especial: contextos de formação e práticas pedagógicas”, construindo uma linha de investigação em formação de professores e experiência de aprendizagem mediada para pessoas com deficiências. Exerce também a coordenação do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), projeto institucional de extensão universitária da UNESP.

 

Viviane Louro

Mestre em música pela UNESP (SP) e Bacharel em piano erudito pela FAAM (SP). Especialista em arte e inclusão com diversos cursos na área da deficiência e inclusão pela APAE, AACD e Escola Paulista de Medicina. Organizadora do site música e inclusão (www.musicaeinclusao.com.br) e do Simpósio de Educação Musical Especial. Idealizadora e diretora da Trupe do Trapo - grupo teatral formado por pessoas com deficiências. Diretora da empresa de Arte e Inclusão TDT Artes. Docente da pós-graduação em educação musical da Faculdade Paulista da Artes (FPA) e atual coordenadora da Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Autora dos livros: Educação musical e deficiência: propostas pedagógicas (2006); Arte e Inclusão: uma abordagem multidisciplinar (2007) e Arte e Responsabilidade Social: inclusão pelo teatro e pela música (2009).

 

Lisbeth Soares

Mestre em Educação Especial pela UFSCar. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP, com especialização em Psicopedagogia da Educação Especial pela Universidade Metodista de São Paulo. Professora de musicalização da Fundação das Artes de São Caetano do Sul e professora de Educação Especial da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo. É organizadora do Simpósio de Educação Musical Especial, evento anual que discute o ensino de música para todos. Vem atuando como docente em cursos de formação de professores nas áreas de Educação Musical e Educação Especial.

Contato – lisbethsoares@gmail.com

 

Celia Regina Vitaliano

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1986), Mestre em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem experiência na área de Educação Especial, no atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino superior e desenvolve projetos de Extensão e de Pesquisa referente à Formação de Professores para Inclusão de alunos com NEE. Atua no Programa de Mestrado de Educação da UEL, no qual orienta pesquisas relacionadas a análises de processos de inclusão de alunos com NEE e de formação de professores.


Maria Helena Bimbatti Moreira

Pedagoga formada pela UNESP – FCL - Araraquara, mestre em Educação Escolar e Doutoranda pela UNESP – FCL - Araraquara, bolsista CAPES - lecionou na Educação Especial de (1999-2005) na rede Estadual Paulista atuando como professora da Sala Especial, posteriormente atuou mais três anos na Prefeitura Municipal de Luiz Antônio-SP como professora responsável pela sala de Arte Terapia, na qual trabalhou com reciclagem e artesanato. Trabalhou também na Educação Infantil (2001-2006) pela Prefeitura Municipal de São Simão-SP. No Ensino Superior, lecionou como Tutora no Centro Universitário Claretiano de Batatais e como Professora do curso de Pedagogia na Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP.

 

Alex Ferreira de Andrade

Professor graduado em Pedagogia com Habilitação em Deficiência Mental pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor de flauta transversal e de iniciação musical em instituições especializadas ao atendimento cultural e pedagógico de pessoas com múltiplas deficiências. Professor particular de música para pessoas com autismo. Sua formação na área da deficiência e aprendizagem contempla diversos cursos na área da deficiência física, mental, surdez, psicomotricidade, distúrbios de aprendizagem e autismo em importantes instituições de diversos estados brasileiros. Co-autor do livro: Educação Musical e Deficiência: Propostas Pedagógicas. Possui vários cursos de educação musical como Kodaly, Orff e Dalcroze. Ministra constantemente cursos e palestras para professores de música e pessoas ligadas à área da deficiência.

 

Josiberti Flávio Aparecido Monteiro da Silva

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da UNESP - Universidade Estadual Paulista na FCL- Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara em 2006, desenvolve atividade de pesquisa enfocando o uso de tecnologias de informação e comunicação voltadas para a educação. Possui graduação (Bacharelado) em Ciências Administrativas pelo Centro Universitário de Araraquara (1994). Atualmente é Analista de Sistemas na UNESP - Faculdade de Odontologia de Araraquara e Diretor do Serviço Técnico de Informática dessa instituição.

 

Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pósgraduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – UNESP e líder do grupo de pesquisa - Desenvolvimento e educação no contexto da família e da escola- cadastrado no CNPq. sigolo@fclar.unesp.br

 

Adriana Maria Leone Alv es Oliveira

Possui graduação em Pedagogia (2000), Habilitação em Educação Especial (2001), Mestrado em Educação Escolar (2004), pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e atua principalmente nos seguintes temas: relação família-escola, crianças com necessidades educacionais especiais, salas de recursos.