Capa do livro: GESTÃO ESCOLAR<br>ENFRENTANDO OS DESAFIOS COTIDIANOS EM ESCOLAS PÚBLICAS

GESTÃO ESCOLAR
ENFRENTANDO OS DESAFIOS COTIDIANOS EM ESCOLAS PÚBLICAS

Autores: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares - Juracy Machado Pacífico - George Queiroga Estrela (Organizadores)

A gestão da escola básica é considerada fundamental (mas não a única responsável) para o desenvolvimento da educação, quando realizada de forma democrática, com a participação da comunidade em todas as fases, que vão do planejamento, execução, acompanhamento até a avaliação. Porém, como desenvolver uma gestão escolar genuinamente democrática? Há vários caminhos apontados pelas pesquisas já produzidas, e alguns gestores e gestoras das escolas públicas vêm buscando, através da reflexão, fundamentada nas experiências já construídas, e reunidas com a ação cotidiana, encontrar tais respostas. 

Já há uma infinidade de alternativas, mas também muitas perguntas para os problemas enfrentados nas escolas públicas de educação básica, e isso possibilita inferir que soluções completas ainda não se têm. Há muitas tentativas e, em muitos casos, com as melhores das intenções e fundamentações, mas que nem por isso darão conta dos problemas ainda presentes, até porque não são problemas isolados, mas contextualizados. É que o se apresenta neste livro: várias possibilidades de enfrentamento e aprimoramento das situações presentes nas escolas.

Portanto, Gestão Escolar: enfrentando os desafios cotidianos em escolas públicas, reúne um conjunto de textos, em sua maioria, de estudantes do Curso de Especialização em Gestão Escolar, modalidade EAD, vinculada ao Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica MEC/SEB, desenvolvido em parceria com a SEDUC/RO e UNDIME/RO. O curso foi executado, com recursos do FNDE, no período de junho de 2008 a junho de 2009, a partir de convênio firmado, em 2007, entre Fundação Universidade Federal de Rondônia e Fundação Rio Madeira (RIOMAR). Formou, em nível de especialização, gestores educacionais das escolas públicas da Educação Básica, o que contribuiu com a qualificação dos mesmos para a construção da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar básica com qualidade social. Há, ainda, no livro, textos elaborados por professores-pesquisadores vinculados a Fundação Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Em todos eles o diferencial se encontra na abordagem que procura articular as reflexões teóricas com as situações concretas, e como este encontro deve ser proveitoso em prol do enfrentamento dos problemas com os quais se deparam os gestores escolares. A todos e todas: boa leitura!

 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-30-0
DOI: 10.24824/978856248030.0
Ano de edição: 2009
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 212
Formato do Livro: 15x21 cm
Número da edição:1

GESTÃO ESCOLAR<br>ENFRENTANDO OS DESAFIOS COTIDIANOS EM ESCOLAS PÚBLICAS

Maria Lília Imbiri ba Sousa Colares

Doutora e Mestre em Educação pela UNICAMP. Professora do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Avaliadora institucional e de cursos pelo MEC/INEP. Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Escolar vinculado ao Programa Nacional da Escola de Gestores da Educação Básica (SEB/MEC) no estado de Rondônia. Vice-líder do Grupo de Pesquisa HISTEDBR/UNIR. Integrante do Grupo Práxis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Educacional, Gestão Educacional e Formação de Professores. Obras publicadas: Do Autoritarismo repressivo à construção da democracia participativa. Editora: Autores Associados, 2003. Colóquios Temáticos em Educação: avaliação em seus múltiplos aspectos (Org). Editora Átomo&Alinea, 2006. Políticas Educacionais no Município de Santarém. Editora da ULBRA, 2006. Colóquios Temáticos em Educação: do discurso à prática: o cotidiano do educador. (Org.). Editora: Átomo&Alinea, 2007. Encontro Marcado em Educação: debates de temas atuais (Org.). Editora: Átomo&Alinea, 2007. Pesquisa Educacional em Rondônia (Org.). Editora: Átomo&Alinea, 2008. Aprendizagem da Docência: reflexões sobre os cursos de formação, a inserção profissional e as recentes pesquisas na área, Editora CRV, 2009. (lilia.colares@hotmail.com)

 

Juracy Machado Pacífico

Mestre em Psicologia Escolar pela USP/SP. Pedagoga pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professora do Curso de Pedagogia UNIR – Campus de Vilhena. Integrante do Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP) e desenvolve pesquisa na área de formação docente, infância e políticas públicas. Coordenadora da Sala Ambiente Projeto Vivencial, do Curso de Especialização em Gestão Escolar vinculado ao Programa Nacional da Escola de Gestores da Educação Básica (SEB/MEC) no estado de Rondônia. Atuou na Educação Básica durante 16 anos, na rede de ensino do Município de Porto Velho/RO. Capítulos de livros Gestão Escolar: Enfrentando os desafios cotidianos em escolas públicas 201 publicados: A queixa docente - livro Psicologia e Educação na Amazônia: Pesquisa e Realidade Brasileira (Casa do Psicólogo, 2002); Atendimento à educação infantil - livro Formação docente e estratégias de integração Universidade/Escola nos cursos de licenciatura (Pedro & João Editores; EDUFRO, 2008); A Prática Pedagógica de Professoras Alfabetizadoras: um estudo em escolas estaduais de Vilhena-RO - PRÁXIS-ALFA - livro Pesquisa Educacional na Amazônia: relatos de iniciação (Alínea, 2008). (ju.mapa@hotmail.com)

 

George Queiroga Estrela

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Professor da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, lotado no Departamento de Ciências da Administração – Campus de Guajará-Mirim. Autor de mais de 50 trabalhos publicados em Revistas Nacionais e Internacionais, Congressos Nacionais e Internacionais. (georgestrela@unir.br)

 

Adelma Bezera do Nascimento Gomes

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Rondônia. Atuou como docente em escolas de ensino fundamental e médio. Atualmente é vice diretora na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paulo Freire em Itapuã do Oeste. Em abril de 2008 conclui uma Pós graduação em Arteterapia da Educação pela UCAM Universidade Candido Mendes, do Rio de Janeiro, onde desenvolveu um projeto voltado para a Arte – “O Teatro e suas formas de expressão artística”, trabalho esse desenvolvido com alunos do Ensino Médio e aplicado ao Ensino Infantil. É Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR. (ad-gom@bol.com.br)

 

Alaíde Saraiva de Lima

Pós-Graduada em Gestão Escolar/UNIR/MEC. Formada em Letras Inglês - UNIR. Trabalho na E.E.E.F.M John Kennedy como vice-diretora.

(saraivaalaide@hotmail.com)

 

Aloir Ribolli

Pós-Graduado em Gestão Escola/UNIR/MEC. Professor e diretor da EMEF. Rogério da Silva Gonçalves. Formado em matemática pela Fundação Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Atuo na educação há dez anos.

(aloir.riboli@hotmail.com)

 

Ana Maria da Nóbrega

Formada pela faculdade Francisco Mascarenhas – Patos/PB. Professora de geografia da Escola Estadual Gov. Araujo Lima. Vice-diretora da Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon. (nobregaad@bol.com.br)

 

Andréia da Silva Quintanilha Sousa

Pós-Doutorado no Observatório da Educação CAPES/INEP/MEC/ PUCRS (2009), Doutorado (2004) e Mestrado em Educação (2000), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Adjunta da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Políticas Educacionais, com ênfase nas Políticas de Educação Superior. Pesquisadora do Grupo Universitas e do Grupo PRÁXIS, atualmente, desenvolvendo o Projeto de pesquisa “Políticas de expansão da educação superior – Subprojeto 2 - Organização institucional e acadêmica na expansão da educação superior no Brasil”. (andréia_quinatanilha_sousa@hotmail.com)

 

Anselmo Alencar Colares

Doutor em Educação e Mestre em Educação (UNICAMP) Especialista em Ensino Superior e Graduado em Pedagogia (UFPA). Docente desde 1982 (na educação básica), e no ensino superior a partir de 1994, inicialmente na Universidade Federal do Pará. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Rondônia. Membro eleito do Conselho de Administração Superior (CONSAD-UNIR) e do Conselho Superior (CONSU-UNIR). Coordena o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID-UNIR) e o Projeto de Pesquisa “Fontes, análises e registro da história da educação escolar em Rondônia” (PIBIC/CNPq). É avaliador institucional e de cursos pelo MEC/ INEP. Líder do Grupo de Pesquisa HISTEDBR/UNIR; Livros publicados: Do Autoritarismo repressivo à construção da democracia participativa. Editora: Autores Associados, 2003. Colonização, catequese e educação no Grão-Pará. Editora da ULBRA, 2005. A história da educação em Santarém. Instituto Cultura Boanerges Sena, 2005; . O Ensino superior e a produção do conhecimento. Editora: Cravo roxo, 2006. Pesquisa Educacional em Rondônia (Org.). Editora: Átomo&alinea, 2008. Além de capítulos em obras coletivas, artigos em Periódicos e em anais de eventos científicos. (colaresa@terra.com.br)

 

Carlson José Lima de Sousa

Pós-graduado em Gestão Escolar no Programa Escola de Gestores da Educação BásicaMEC/UNIR/SEDUC/UNDIME.. Licenciado em Matemática pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professor de matemática da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Daniel Neri.

(carlsonjose@bol.com.br)

 

Carmen Tereza Velanga

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2003). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1998). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília,1983). Atualmente é professora adjunta e pesquisadora da Universidade Federal de Rondônia (UNIRPorto Velho) e professora/orientadora junto ao Curso de Mestrado em Ciências da Linguagem (UNIR, campus de Guajará-Mirim). Desenvolve pesquisa na área educacional nas seguintes temáticas: Docência Universitária; Currículo e Multiculturalismo; Formação de Professores na Amazônia e pensamento de Paulo Freire, junto ao Grupo de Pesquisas Práxis da UNIR. Também participa do Grupo de Estudos e Pesquisas HISTEDBR/UNIR, na linha de estudos regionais/história dos professores de Rondônia. Tem várias publicações em parcerias, como: “Reflexões e sugestões práticas para atuação na Educação Infantil”, obra organizada com Nair Gurgel e Tânia Brasileiro (Campinas: Alínea Editora, 2008); além de diversos artigos em livros: “As contribuições do pensamento do canadense Peter McLaren e de Paulo Freire para a construção de uma educação multicultural inclusiva. In: NENEVÊ, Miguel; PROENÇA, Marilene. (Org.). Educação e diversidade: interfaces Brasil-Canadá. (São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005); “ O currículo crítico que se constrói nas contradições de uma escola pública. In: Mere Abramowicz. (Org.). Quando a Universidade vai à escola pública. (São Paulo: Lúmen, 2004); A educação no meio rural na Amazônia: a dialetica opressão x libertação em Paulo Freire. In: Ana Maria

Saul. (Org.). Paulo Freire e a formação de professores: multiplos olhares. (São Paulo: Articulação Universidade/Escola, 2000), entre outros. Atualmente também coordena o Curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil, na Universidade Federal de Rondônia. (carmenvelanga@hotmail com)

 

Clarides Henrich de Barba

Graduado em Filosofia pela PUC (Paraná) e em Educação Física pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) onde desenvolveu pesquisa filosófica em Hegel. Desde 1984 atua como Professor. Atualmente é Professor Adjunto, lotado no Departamento de Filosofia da UNIR onde leciona Introdução à Filosofia, Filosofia da Educação, Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa Filosófica, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais. Cursa o Doutorado em Educação pela UNESP de Araraquara. É Membro do “Grupo de Estudos Integrados sobre Aquisição da Linguagem” – GEAL no Projeto “Alfabetização de Ribeirinhos na Amazônia” e do Grupo Acqua Viva. Artigos publicados: Cultura, leitura e linguagem: discursos de letramentos. 1ª ed. Porto Velho: EDUFRO, 2007 (Org.): 1. BARBA, C. H. ; FEITTOSA, Domingas . A cultura amazônica na Educação: um estudo das relações míticas na construção da linguagem. p. 59-74; BARBA, C. H. ;2. RIBEIRO, Marcela Arantes. Um estudo das relações míticas presentes na construção da linguagem em alunos das Escolas ribeirinhas. p. 75-88; 3. BARBA, C. H. ; BELFORTE, Eliandra de Oliveira. As Marcas culturais evidenciadas nos textos orais e escritas na comunidade de são Sebastião, p. 113-126. 4. BARBA, C. H.; SILVA, Francisca Odalice. A Identidade Cultural na Escola Antonio Augusto Vasconcelos. p. 143-162; BARBA, C. H. . Ética no trabalho docente e as diversidades no cotidiano escolar; Qualidade na Educação. 1 ed. Porto Velho: EDUFRO, 2003, v. 01, p. 13-14; 2. BARBA, C. H.; BRASILEIRO, T. S. A. . A contemporaneidade do pensamento Freireano para a Sociologia da Educação. A formação docente e estratégias de Integração Universidade/Escola nos Cursos de Licenciatura. 1ª ed. São Carlos: Pedro e João, 2008, vol. 1, p. 109-134; 3. BARBA, C. H;. Educação ambiental: Ética, Estética e Política. In: SANTOS, Nilson. (Org.). Alinhavos em Ciências Humanas. 1ª ed. Porto Velho: EDUFRO, 2007, v. 1º, p. 33-58. (clarides@unir.br)

 

Claudineia Ribeiro de Sousa

Professora com Licenciatura Plena em Historia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Vice-diretora da Escola Estadual do Ensino Fundamental Waldemar Higino de Souza, localizada em Urupá/RO.

(claudineiasouzaa@gmail.com.br)

 

Doralice de Souza Pereira Santos

Licenciatura Plena em História, com especialização em Gestão Escolar. Ingressou no serviço público federal em 1979. Em 1990 foi admitida pela Prefeitura Municipal de Pimenta Bueno como fiscal tributária e no magistério em 1996. Atualmente trabalha na Coordenação Pedagógica com os professores do campo, na Secretaria Municipal de Educação de Pimenta Bueno/RO. (seceducar-ro@hotmail.com)

 

Edna Maria Cordeiro

Pedagoga com habilitação em supervisão escolar e docência pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestre em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). Professora no Curso de Pedagogia da UNIR - Campus de Vilhena. (cordeiroedna@uol.com.br)

 

Ednéia Maria Azevedo Machado

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, (2007), Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Interamerica de Porto Velho, (2002) Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil – SESC Ji-Paraná, Professora Colaboradora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Professora do Curso de Pós-Graduação Escola de Gestores e Professora da Faculdade Panamericada de Ji Paraná (UNIJIPA). (volneyedneia@hotmail.com)

 

Eliane Maciel Souza Belarmino

Pós-Graduanda em Gestão Escolar UNIR e Graduada em Letras Português/ UNIPEC. Licenciada em Língua Portuguesa e Literatura. Vice-Diretora da Escola Tancredo de Almeida Neves. (souzabelarmino@yahoo.com.br)

 

Eudeiza Jesus de Araújo

Licenciada em Pedagogia pela Associação Vilhensense de Educação e Cultura(AVEC), em Vilhena-RO, Mestre em Educação e Linguagem. Pós-Graduada em Metodologia de Ensino (AVEC) e Educação Brasileira (UFMS), Professora de Graduação do curso de Pedagogia na AVEC, no período de 1993 a 1998; Professora no curso de Pedagogia na FAEC no período de 1999 a 2000; Professora Substituta na Universidade Federal de Rondônia – Campus – Vilhena, no período de 2001 a 2003; Professora de Graduação no curso de Pedagogia na FAP – Pimenta Bueno-RO, no período de 2004 a 2006. Foi Funcionária Pública Estadual do Estado de Rondônia sendo cedida a Universidade Federal de Rondônia – Campus de Vilhena, no período de 2007 a 2008. Atualmente é Professora de Pós-graduação nos cursos de Docência do Ensino Superior em disciplinas como Didática, Metodologia e Prática de Ensino. Também atua como Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental e Médio na Escola da Rede SESI de Vilhena-RO. (eudeiza@hotmail.com)

 

Gerry Salvatera Lara

Licenciado em Pedagogia na Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Ao término do ano 2001 prestou concurso do Governo Estadual de Rondônia – SEDUC sendo aprovado e assumindo a docência no início do ano de 2002. Em setembro do ano de 2003 assume o cargo de vice-diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Casimiro de Abreu” – Nova Mamoré-RO, onde atualmente encontra-se nomeado como diretor desde setembro de 2005. Atualmente concluiu especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia em parceira com o MEC e o Governo do Estado de Rondônia. E em fase de conclusão pela FAMA – Faculdade da Amazônia o curso de especialização Ciências Sociais.

(gsalvaterra@yahoo.com.br)

 

Gilvan vanconcellos

Pós-Graduado em Gestão Escolar – UNIR/MEC. Vice-Diretor da E.M.E.F Rogério da Silva Gonçalves em Alto Paraíso. (progilvan@hotmail.com)

 

Ilse Kunz Drum

Licenciada em Letras, Habilitação: Português e Respectivas Literaturas. Pós-Graduação “Latu Senso” Especialização em Gestão Escolar pela Fundação Universidade Federal de Rondônia/Programa Nacional Escola de Gestores da Educação. Pós-Graduação “Latu Senso” Especialização em Pedagogia Gestora: Administração, Orientação e Supervisão Escolar, pela Associação Educacional Frei Nivaldo Liebel- Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA, Xaxim, SC. E em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela FIOURO: Faculdade de Informatica de Ouro Preto do Oeste -Mantida pelas Escolas Unidas de Ouro Preto do Oeste - UNIOURO. (ylse10drum@hotmail.com)

 

Irmigardd Margarida Theobald

Mestre em Desenvolvimento Regional/UNIR. Formada em Pedagogia, atuando na Educação Básica desde Educação Infantil até o Ensino Superior. Iniciei no Paraná e estou em Rondônia desde 1983. Professora do Curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia/UNIR - Campus de Ji-Paraná desde 1990. (theobaldjp@hotmail.com)

 

Ivanete Coimbra da Silva

Pós-Graduada em Psicopedagogia e Gestão Escolar/UNIR/MEC. Pedagoga. Diretora da Escola Municipal Frei Henrique de Coimbra em Jaru/RO. (ivanetecoimbra_106@hotmail.com)

 

Ivanilda Colla Scheffer

Pedagoga, pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Especialista em Supervisão e Orientação Escolar. Ingressou na carreira do Magistério em 1969, no município de Laranjeiras do Sul – PR, trabalhando durante 13 anos com escolas multisseriadas. Em 1981, contratada pelo governo do Estado de Rondônia, continuou trabalhando como professora do Ensino Fundamental. Atualmente trabalha na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pimenta Bueno atuando na Orientação Pedagógica com os professores do Campo e na formação continuada dos professores da educação infantil. (ivanildacolla@hotmail.com)

 

Jolar Vieira Lopes Turma

Pós-Graduado em Gestão Escolar/UNIR/MEC. Professor de Matemática e diretor da E.M.E.F. Dona Tereza Cristina. (jolarlopes@hotmail.com)

 

Jovina Beni cio Coe lho Rocha

Pedagoga com Habilitação em Docência das Séries Iniciais pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Diretora da Escola Estadual do Ensino Fundamental Waldemar Higino de Souza, localizada em Urupá/

RO. (jovinabcr@yahoo.com.br)

 

Loidi Lorenzzi da Silva

Mestre em Educação e Linguagem/AVEC-Vilhena/RO. Especialista em Gestão Educacional/UNB - em Educação de Jovens e Adultos. Pedagoga/ UFMT. Professora do Curso de Pedagogia da UNIR/RO - Campus de Vilhena. (loidilorenzzi@hotmail.com)

 

Lúcia de Fátima Xavier González

Pós-graduada em Gestão Escolar no Programa Escola de Gestores da Educação

Básica - MEC/UNIR/SEDUC/UNDIME.. Graduada em Letras pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Vice-diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Samaritana. (luciaxgonzalez@hotmail.com)

 

Lucila de Araújo Crivelli

Especialização em Educação Matemática, Licenciatura Plena em Matemática. Ingressou no Magistério em 1994, em escola multisseriada na zona rural. No ano de 1997 atuou na Supervisão Pedagógica da E.M.E.F Leo Heck e escolas da zona rural, distrito de Castelo dos Sonhos, no município de Altamira/PA. Atualmente trabalha na Secretaria Municipal de Educação, no município de Pimenta Bueno/RO, na Coordenação Pedagógica e Cursos de Formação Continuada: GESTAR I e PROLETRAMENTO – Matemática. É também professora de matemática no Ensino Médio, EJA Seriado Semestral na E.E.E.F.M. PROFº Valdir Monfredinho. (lucilacriveli@hotmail.com)

 

Lucilene Ugaldi da Silva

Pós-Graduada em Psicologia Educacional e Institucional, Psicologia Infantil e em Gestão Escolar (UNIR/2009). Graduada em Pedagogia com Orientação Educacional. Atuação principal na Educação Infantil, trabalhando na mesma escola de Educação Básica há 28 anos. (lucileneugaldi@gmail.com)

 

Maria Aparecida Loss Uliana

Pós-Graduada em Gestão Escolar/UNIR/MEC e em Gestão, Supervisão e Orientação pela FARO/RO. Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Atualmente estou na Vice-Direção da Escola Laurindo Rabelo, em Alto Paraíso. (cidaloss_@hotmail.com)

 

Maria das Neves Oliveira de Souza

Licenciada na Faculdade de Letras na Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, no período em 2000. E 2001 iniciou sua primeira Pós- Graduação Lato Sensu em Lingüística Aplicada à Educação, concluindo em 2003. Tem em sua carreira profissional experiência em cargos de liderança. Em 2001 assume o contrato profissional com o Governo do Estado de Rondônia, atuando como professora de Ensino Fundamental e Médio. Em 2003 assume o cargo de gestora de uma escola estadual, em 2007 assume outra função, sendo de Diretora da Divisão de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Nova Mamoré. Em Setembro de 2008 assume a vice-direção da E.E.E.F.M. Casimiro de Abreu, cargo que ocupa até o momento. (maryaneves@hotmail.com)

 

Maria de Fátima Castro de Oliveira Molina

Mestra em Ciências da Linguagem pela Universidade Federal de Rondônia (2007). Professora da rede Estadual de Ensino (Fundamental e Médio). Professora do Curso de Especialização em Gestão Escolar – Programa Nacional Escola de Gestores. Professora dos cursos de Especialização da UNINTES/ UNIRON. Tem experiência na área de Letras e Educação com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem, Enunciação (Bakhtin), Teoria Literária, Literatura Infantil, Leitura, Metodologia e orientação de TCC. Faz parte do Grupo de Pesquisa Literatura, Educação e diversidade: Interfaces Brasil-Canadá. Principais Publicações: Artigo: Uma Leitura da Identidade Cultural da Amazônia no livro Menino do Rio Doce sob a ótica dos meninos ribeirinhos de Porto Velho. Revista Saber da Amazônia, v. 03; Artigo: Bakhtin e Paulo Freire: Tessituras dialógicas que se entrecruzam numa perspectiva pós-colonial. Revista Em Foco (Santarém), v. 04, p. 31-39, 2007. Capítulo de Livro: Menino do Rio Doce: Uma tradução de lirismo e poesia da Amazônia. Livro Fronteiras da tradução: cultura, identidade, linguagem. 001 ed. São Paulo: Terceira Margem, 2008, v. 001, p. 86 100. Multicultalismo e Educação: um enfoque ao ribeirinho. Livro: Multiculturalismo na Amazônia: O singular e o plural em reflexões e ações. Curitiba: Editoa

CRV, 2009. (mariafatimamolina@bol.com.br)

 

Rosa Martins Costa Pereira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (1999), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2001) e em Gestão Escolar (2002). É mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia.

Sua pesquisa teve como foco histórias de vida de professores de geografia. Foi professora da alfabetização à especialização, coordenadora pedagógica de escola pública e professora no Curso de Pedagogia da Faculdade de Porto Velho (FIP) onde coordenou por cinco anos a realização de Seminários de Iniciação Científica e atuou como assistente de estágio supervisionado. Tem experiência na área de Educação, Filosofia da Educação, Metodologia de Pesquisas Educacionais, Estágio Supervisionado e Educação à distância, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia para crianças, habilidades cognitivas; Metodologia do Trabalho Científico; Práticas Pedagógicas e Formação de Professores; Competências profissionais do professor; Projetos Didáticos e Pedagógicos; Pesquisas qualitativas em Educação; Gestão Escolar; História Oral e Estudos sobre Memória. Atualmente atua como técnica no Núcleo de Coordenação Pedagógica da Seduc/RO, ministra a disciplina Metodologia do Trabalho Acadêmico nas Faculdades Associadas de Ariquemes e é tutora no Curso de Especialização à distância em Gestão Escolar do

Programa Escola de Gestores. (rosinhamaceira@yahoo.com.br)

 

Sandra Alves da Silva Nogueira

É Professora da rede estadual de Ensino desde 1997, licenciada em Históriapela Universidade Federal de Rondônia no ano de 2004. Desde janeiro de 2007, é gestora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paulo Freire. (sand_nogueira@hotmail.com)

 

Sebastião Alves Filho Coutinho

Professor Pedagogo Licenciado em Pedagogia com habilitação em Licenciatura em Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Pós graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional   pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal/UNIMED e em colar/UNIR/MEC. Atualmente sou Vice-Diretor da E.E.E.F. Gomes Carneiro do Município de Costa Marques. (sebastiao_alvesfilho@hotmail.com)

 

Tania Suely Azevedo Brasileiro

Doutora em Educação pela Universidade Rovira i Virgili-URV/Espanha; título revalidado na FE/USP. Mestre em Tecnologia Educativa - URV/Espanha e em Pedagogia do Movimento Humano - UGF/RJ. Especialista em Didática do Ensino Superior pela UGF/RJ desde 1985. Integrante do Corpo Docente do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, campus de Porto Velho, atuando na graduação e pós-graduação. Líder do Grupo de Pesquisa PRAXIS e coordenadora dos Projetos “Pensamento Docente e Prática Pedagógica Universitária - Concepções teóricas e perspectivas metodológicas: indicadores para uma prática educativa contradiscursiva nos cursos de licenciatura da UNIR” e “Paulo Freire Re-visitado por Críticos Canadenses: o pós-colonialismo e a educação na Amazônia”. Publicações mais importantes: Revisitando Paulo Freire: Elementos para reflexão sobre a formação do educador. In: NENEVE, Miguel e PROENÇA, Marilene (orgs.). Educação e Diversidade: Interfaces Brasil-Canadá. São Paulo: Editora Casa do Psicólogo, 2005. p. 127 – 154. Cultura e Diversidade no Contexto das Práticas Escolares. IN: Cultura, Leitura e Linguagem: Discursos de letramento. AMARAL,

Nair F. G.; TEZZARI, Neusa S (orgs.). Porto Velho, RO: EDUFRO, 2007.La Teoria Freiriana como fundamiento para el aprendizaje activo en la universidad. Una propuesta pedagógica utópica? In: EDUCACIÓ I CULTURA – Revista Mallorquina de Pedagogía – Universitat de Les Illes Balears. n. 18. Ano 2005. p. 117 – 132. (taniabrasileiro@gmail.com)