Capa do livro: DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR MÚLTIPLOS OLHARES E MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS

DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR MÚLTIPLOS OLHARES E MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS

Autores: Armindo Quillici Neto - Sílvia Ester Orrú (Organizadores)

O trabalho em sala de aula do professor da Educação Superior tem sido motivo de grande debate e questionamento nos últimos anos. Em alguns momentos o professor é questionado pela sua prática, em outros, na sua postura teórica ou na sua tendência ideológica. Vale lembrar que ele é um dos ícones de todo o debate sobre o processo de ensino/aprendizagem, e muitas vezes, acusado do insucesso da educação, o domínio do ensino ainda está em suas mãos, conservando a tradição da educação brasileira e do pensamento ocidental.

Pensando na idéia de “crisis” em que vive a educação e o professor da Educação Superior, ou seja, a situação de insegurança, instabilidade e mudanças na vida profissional, principalmente para aqueles que formam os futuros professores da escola básica, e que também formam os profissionais para o mercado de trabalho, é que propomos uma coletânea de artigos com o objetivo de analisar o processo da docência e da formação dos docentes. Queremos propor algumas reflexões sobre os temas da pesquisa, da didática e da metodologia, as políticas de inclusão, e, a questão da ética na docência e na formação, bem como os projetos inovadores da docência.

Os textos que formam a obra estão organizados em dois momentos temáticos: a docência e a formação de professores, por isso, o título docência e formação de professores da Educação Superior: múltiplos olhares e múltiplas perspectivas. Trata-se da tentativa de vislumbrar e atender às múltiplas visões que envolvem a docência e a formação do docente nos últimos anos. A expansão da Educação Superior e a abertura para atuação de novos professores colaboram para a reconfiguração das concepções sobre a educação.

A ideia de organizar um livro com uma temática que reflete as principais questões sobre a formação de professores da Educação Superior e sua docência surgiu a partir da realização de pesquisas e estudos sobre a temática. Os estudos e pesquisas que viemos desenvolvendo tratam da problemática ética, sociológica, filosófica, política, didática e metodológica, com reflexos tanto na forma teórica como prática da formação de professores da Educação Superior. Sendo assim, os textos apresentados na coletânea são, na sua maioria, de professores que atuam como formadores de pessoas e que têm dedicado parte de suas vidas preocupadas em formar bem o docente.

                                                                                                                         

 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-13-3
DOI: 10.24824/978856248013.3
Ano de edição: 2009
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 232
Formato do Livro: 15x21 cm
Número da edição:1

DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR MÚLTIPLOS OLHARES E MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS

Almiro Schulz

Possui graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de SãoPaulo (1977), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de

Campinas (1981), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católicade Campinas (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Foi professor permanente e coordenador do Mestrado em Educação Superior do Centro Universitário do Triângulo - Unitri, Uberlândia/ MG. Foi professor da UNIPAC de Araguari/MG. Atualmente é professor da Universidade Federal de Goiás. Autor dos livros: “Educação Superior Protestante no Brasil” e “Ética e Gestão Educacional”. Tem experiência na área da Educação Superior, desenvolve ensino e pesquisa em torno dos temas: ensino superior, educação confessional protestante, organização das IES, gestão e ética.

 

Angélica do Rocio Carvalho Silva

Graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (1985), fez mestrado em Medicina Veterinária Reprodução Animal Opção

Cirurgia Experimental pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professora titular do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos, ministrando aulas de metodologia científica (da pesquisa) e clínica-cirúrgica de pequenos animais, na graduação e pós-graduação. Em seu trabalho, tem como um dos objetivos a integração da área de Humanidades com a área da Saúde, também pensando na formação do professor do Ensino Superior, especialmente das áreas de Saúde, Biológicas e Agrárias, onde há lacunas bastante grandes. Na área de produção científica, existem publicações com enfoque em Cirurgia Veterinária, Psicologia do Desenvolvimento-Teoria do Desenvolvimento de Henri Wallon, Formação de Professores, Bioenergética e Didática, além de trabalhos apresentados em eventos, focando o Humano nas Organizações, o que está relacionado com sua formação complementar na área de Gestão das Emoções nas Organizações.

 

Armindo Quillici Neto

É Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp (2001), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas- Puccampinas (1994). Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas-Puccampinas (1987). Atualmente é professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU/FACIP - Campus do Pontal, com início em 2008. Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação – NEPE – UFU/FACIP, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação – NEPHE – UFU/FACED. Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFU. Tem escrito artigos em Filosofia da Educação, História da Educação, Prática Docente e Políticas de Formação Docente. Foi professor do Curso de Mestrado em Educação Superior do Centro Universitário do Triângulo/UNITRI (2006 - 2008). Foi professor de Filosofia e Filosofia da Educação das Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa-FaFEM (1989 - 2006), onde foi Vice-Diretor por dois mandatos, de 1992 a 1999 e Diretor por dois mandatos, de 1999 a 2006. Foi professor concursado em História da Educação pela Faculdade Euclides da Cunha-FEUC, em São José do Rio Pardo/SP (1989 - 2008). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia-educação-história-política educacionalformação do professor universitário-formação do professor da Educação Básica. É avaliador Institucional e de Cursos do INEP/MEC. 

Camila Lima Coimbra

Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP (2007). Mestrado em Educação Brasileira (2000) e graduação em Pedagogia (1993) pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professora da Universidade Federal de Uberlândia no Campus do Pontal e coordenadora do curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação no curso de Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, pesquisa, prática pedagógica e currículo.

 

Éder Pires de Camargo

Professor Dr. do Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Ilha Solteira

–SP: Avenida Brasil N° 56, CEP 15385000, Ilha Solteira – SP e do Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência (Área de Concentração Ensino de Ciências), Faculdade de Ciências da Unesp Campus de Bauru.

 

Edval Rodrigues de Viveiros

Mestre pelo programa de Educação para a Ciência (Área de Concentração: Ensino de Ciências),Faculdade de Ciências - UNESP, Av. Engº Luiz Edmundo Carrijo Coube, s/n, Campus Universitário - Vargem Limpa - Caixa Postal - 473 CEP 17033-360 - BAURU/ SP.

 

Eliane Giachetto Saravali

Possui Graduação em Pedagogia (UNICAMP,1995), Mestrado em Educação (UNICAMP,1999) e Doutorado em Educação (UNICAMP, 2003). Atualmente é professora assistente doutora do Departamento de Psicologia da Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Campus de Marília). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: construtivismo e educação, epistemologia e psicologia genéticas, dificuldades de aprendizagem, educação infantil, conhecimento social, interação social e sociometria. Possui também especialização em Psicopedagogia atuando na área de Psicopedagogia Clínica e Institucional em projeto de extensão desenvolvido junto à UNESP.

 

Helga Hinkenickel Reinhold

Psicóloga e docente UNIFEOB; mestre e doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

 

Karina Perez Guimarães

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas  (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é coordenadora e professora do curso de Pedagogia, coordenadora e professora do curso de Especialização em Psicopedagogia (Clínica e Institucional) da Faculdade Integrada de Mirassol. Coordena os Estágios Supervisionados em Pedagogia e Psicopedagogia e é responsável pela Coordenação Geral do Núcleo de Apoio em Educação (N.A.E.) que atende crianças com dificuldades de aprendizagem. Atua também como Professora Substituta do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de São José do Rio Preto - SP, onde ministra as disciplinas de Teoria e Prática da Educação Infantil I e Organização e Gestão da Educação Infantil e é responsável pelo Estágio Supervisionado em Organização e Gestão da Educação Infantil. Atuou também como coordenadora do Departamento de Educação e Gestão Digital da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto-SP em 2008 e ministra a Disciplina Didática do Ensino Superior em Cursos de Especialização Lato Sensu em diferentes faculdades no interior de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação, jogos de regras, dificuldade de aprendizagem e educação matemática. Ministra cursos de formação continuada para os profissionais da educação das escolas municipais da região na área de ensino e aprendizagem da matemátcia. É autora do livro didático PONTO DE ENCONTRO (FTD) para Jovens e Adultos indicado no Programa Nacional do Livro Didático de 2008. (PNLA).

 

Kênia Maria de Almei da Pereira

Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.(UNESP). Professora convidada do Mestrado em Teoria da Literatura-Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Professora do Programa de Mestrado em Educação Superior da UNITRI- Uberlândia-MG. Publicou vários livros, dentre eles, a obra de ficção, “Mulheres Breves”, pela Editora Scortecci-São Paulo-SP. (kenia@triang.com.br). Lucia de Fatima Valente Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Educacional do Nordeste Mineiro (1991), graduação em Direito pela Fundação Educacional do Nordeste Mineiro (1997) Especialização em Ética e Filosofia Política (1999) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2002). Atualmente é doutoranda em educação na UFU e professora Assistente da Universidade Federal de Uberlândia, no Campus do Pontal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional; organização do trabalho pedagógico, projeto político pedagógico, planejamento educacional e escolar e formação docente.

 

Orlando Fernández Aquino

É Professor Superior de Espanhol e Literatura (1982) e Doutor em Ciências Pedagógicas (2002), ambas as titulações por o Instituto Superior Pedagógico “Félix Varela” de Villa Clara, Cuba. No transcurso de mais de um quarto de século tem se dedicado à Educação Superior tanto em Cuba como no estrangeiro. Atua principalmente nas seguintes áreas: Trabalho Docente, Formação de Professores, Didática Geral, Didática da Língua e da Literatura, Espanhol Língua Estrangeira. Artigos, capítulos e livros de sua autoria têm sido publicados em Cuba, Brasil, Chile, Espanha e México. Na atualidade é professor do Curso de Especialização em Língua e Literatura Espanhola e Hispano-americana do Instituto de Letras e Lingüística / ILEEL da Universidade Federal de Uberlândia/ UFU e Professor dos Cursos de Pós-Graduação da Universidade Antonio Carlos/ UNIPAC, Uberlândia, MG.

 

Roberto Valdés Puentes

Doutor em Educação pela UNIMEP (2003), Mestre em Ciências Pedagógicas (1998) e Graduado Educação (1991). Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação. Foi professor no Instituto Superior Pedagógico de Sancti Spiritus, Cuba (1992-1998), no Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos - UNIFEOB, São João da Boa Vista, S.P (2002-2004), na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras – FFCL de São José do Rio Pardo, S.P (2002-2004) e na Faculdade de Americana, S.P (2003-2004). Foi professor do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro Universitário do Triângulo de Uberlândia – UNITRI (MG). Coordenou o Núcleo de Assessoria Pedagógica e Apoio ao Docente (NAPAD) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação e Prática Docente no Ensino Superior (GFPDES). Autor de mais de noventa trabalhos, entre livros, capítulos de livros, artigos e comunicações em congressos nacionais e internacionais. No momento, seus projetos de pesquisas estão vinculados com a formação pedagógica de professores universitários.

 

Ruben de Oliveira Nascimento

Psicólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG). Pós-graduado em Psicologia Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Professor Assistente do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência em Psicologia da Educação com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.

 

Sílvia Ester Orrú 

É pedagoga (1995), pós-graduada em Psicopedagogia (1999), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000) e doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006). Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação em Educação da

Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC. Foi docente e coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos-UNIfeob. Autora de diversos trabalhos, entre livros, capítulos de livros, artigos e comunicações em congressos nacionais e internacionais. Atua na área de formação de professores e educação especial/inclusiva.

 

Sônia Aparecida Siquelli

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. Mestre, Especialista em Educação e Pedagoga. Professora de Filosofia e História da Educação, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica e Didática do Centro Universitário da Fundação Octávio Bastos-UNIFEOB em São João da Boa Vista/SP. Pesquisadora sobre Ética e Educação há 11 anos.